São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema centraliza informações sobre a União

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) centraliza todas as informações sobre a movimentação financeira (receitas e despesas) da União.
Instalado durante o governo Collor, ele foi o centro de uma polêmica que envolveu o senador Eduardo Suplicy (PT–SP), a ex-primeira-dama Rosane Collor e o ex-presidente da República.
Através da ligação do computador de seu gabinete com o Siafi, Suplicy podia acompanhar diariamente todos os gastos do governo.
Com o tempo, constatou que havia algo de errado com os gastos da LBA (Legião Brasileira de Assistência). As informações foram parar nas mãos de jornalistas, o caso veio a público e iniciou-se um processo de investigação na entidade dirigida por Rosane.
Na época, o caso custou caro a Suplicy: o Executivo cortou o acesso dos parlamentares ao Siafi. Mas em pouco tempo a decisão foi revista.
Hoje, todo parlamentar que quiser pode acompanhar a execução do Orçamento da União através de seu computador. Basta requerer uma senha ao Tesouro.
Pela Siafi é possível saber, no final do dia, quanto e com o que o governo gastou e para quem fez pagamentos.
O sistema é alimentado por 39.000 pessoas, que têm senhas para acesso de informações parciais, relativas a seu órgão. Esses funcionários são os responsáveis pela movimentação financeira das diferentes unidades do governo e todos os gastos que fazem são registrados no Siafi.
Outras cerca de 1.500 pessoas têm acesso a informações globais, com toda a movimentação do Tesouro. Os auditores do Tribunal de Contas, por exemplo, podem acompanhar diariamente o que cada órgão do governo gasta diariamente, e como gasta.
Nesse caso, qualquer irregularidade pode ser detectada muito mais rapidamente do que em São Paulo, onde o TCE acompanha a movimentação financeira através de relatório mensais.

Texto Anterior: Só os números "de varejo" são fornecidos
Próximo Texto: Mário Covas descumpre promessas de campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.