São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova York suspeita de seus testes de água

DO "THE NEW YORK TIMES"

A comissária do Meio Ambiente da Prefeitura de Nova York, Marilyn Gelber, disse na quinta-feira que pretende reunir um grupo de peritos independentes para investigar os procedimentos utilizados pela prefeitura para testar a qualidade da água.
Na semana passada, dois ex-funcionários do setor municipal de verificação da qualidade de água disseram que os resultados dos testes de qualidade de água eram falhos, porque os coletores haviam sido instruídos a evitar os locais possivelmente contaminados.
O assunto está sendo investigado pelo Departamento de Investigações e pelo Departamento de Proteção Ambiental do município. Em uma audiência no Comitê de Conservação Ambiental da Assembléia Estadual, Gelber disse que espera que ambas as investigações sejam concluídas em algumas semanas.
Na semana passada, Thomas Georgian, que no mês passado se demitiu do cargo de diretor de operações do laboratório municipal de testes de água, começou a questionar publicamente os procedimentos utilizados.
Georgian, que também depôs na audiência na Assembléia Estadual, afirmou que seus supervisores repetidas vezes instruíram os funcionários que coletavam amostras de água para testes a não recolherem amostras de determinados locais onde a qualidade da água parecia estar comprometida.
Segundo Georgian, se a água em determinado local tinha alta temperatura, baixo nível de cloração ou coloração diferente, os coletores eram instruídos a não tirar amostras. O que seria uma forma de fraudar os resultados.

Texto Anterior: Abandono e falta de árvores afastam moradores
Próximo Texto: Assedie-me, por favor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.