São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
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O mercado imobiliário e o Butantã

LUIZ ANTÔNIO POMPÉIA

O bairro do Butantã figura como uma das duas únicas zonas de valor dessa região
Nesse século, o desenvolvimento imobiliário de "ponta" na cidade de São Paulo tomou o rumo oeste. Isso está registrado na própria história da metrópole à medida que importantes centros comerciais e de serviços se deslocaram para a avenida Paulista e continuaram avançando na direção da avenida Faria Lima, da avenida Luís Carlos Berrini e da marginal Pinheiros.
O Palácio do Governo, a USP e o Centro Empresarial de São Paulo constituem também excelente exemplo do deslocamento do interesse imobiliário para a região oeste.
Ao longo da rodovia Raposo Tavares, brotaram diversos empreendimentos imobiliários notáveis (L'Abitare, Jardim Bonfiglioli, Granja Viana, Silvino Pereira), sem esquecer, naturalmente, os desenvolvimentos imobiliários realmente de "ponta" que surgiram ao longo da rodovia Castelo Branco (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra).
O Butantã está localizado ao norte da av. Francisco Morato (rodovia Régis Bittencourt) e, dentro dos limites do município de São Paulo, o bairro figura como uma das duas únicas "zonas de valor" dessa região. A outra é o Morumbi.
Muito tem se falado do Morumbi, devido à implantação de várias obras públicas, principalmente com o objetivo de melhorar o acesso. O Butantã também está recebendo grande quantidade de investimentos públicos.
Podemos citar a canalização dos córregos Pirajussara e Jaguaré, cujo projeto, já em andamento, inclui a abertura de avenidas marginais que ligarão a ponte do Jaguaré à rodovia Raposo Tavares.
Até onde se sabe, a única grande obra rodoviária que resta ser realizada pelo estado de São Paulo é o "Rodoanel" –um anel viário que contornará a metrópole.
O trecho prioritário de ligação do "Rodoanel" é o chamado tramo oeste, que buscaria ligar a Via Anchieta até a Rodovia dos Bandeirantes, obra que seria extraordinariamente benéfica para a zona oeste como um todo, especialmente para o Butantã.
Outra boa notícia para o bairro é o breve início das obras da quarta linha do Metrô que, numa primeira etapa, deverá ligar a avenida Paulista à Vila Sônia, com diversas estações servindo diretamente ao Butantã.
O número de lançamentos realizados nos últimos anos no Butantã já colocou essa "zona de valor" entre as primeiras do ranking de São Paulo. E, a julgar pelo movimento de aprovação de projetos na prefeitura, essa posição será mantida.
As vantagens do bairro já foram percebidas pelos empresários de maior visão. Encol, Gafisa, Rossi (Plano 100), Inpar, Erevan, Kallas e Marques Godoi, entre outras, já começaram o processo de provê-lo com a oferta de produtos adequados.
De 1990 para cá foram lançados 62 edifícios com um total de 2.840 apartamentos. Nos últimos 18 meses foram aprovados 20 novos projetos com um total de 1.726 unidades!
Sob o ponto de vista do comprador de apartamentos, esta situação constitui uma espécie de garantia de valorização a médio e longo prazos.

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