São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sheldon seduz mulheres

DA REDAÇÃO

Sidney Sheldon atingiu, graças às mulheres, o topo da lista dos livros de ficção mais vendidos em janeiro, segundo a pesquisa do Datafolha. A esmagadora maioria (94%) dos compradores de seu romance "Nada Dura para Sempre" é constituída por mulheres.
Em média, aliás, as mulheres são responsáveis no primeiro mês deste ano por 55% das compras de livros –índice tecnicamente semelhante ao de dezembro, 54%– e dominam as compras dos cinco primeiro colocados de ficção e não-ficção, exceto as do livro "Chatô - Rei do Brasil" (veja quadro nesta página).
O livro de Sheldon desbancou Na Margem do Rio Piedra, de Paulo Coelho, que vinha liderando o ranking desde seu lançamento, em agosto de 94. Foi também naquele mês que o Datafolha começou a pôr em prática sua nova metodologia de pesquisa (leia texto abaixo), a mais completa do país.
O 'rei do best seller'
Conhecido nos EUA como o rei do best seller, Sheldon é um dos autores mais bem-sucedidos do mundo, com mais de 100 milhões de livros vendidos em diversas línguas.
Nada Dura para Sempre ficou 13 semanas na lista do The New York Times. No Brasil, o romance vinha ameaçando a hegemonia de Paulo Coelho desde agosto do ano passado.
Suas tramas, repletas de heroínas que comem o pão que o diabo amassou até atingirem os píncaros da glória e da fortuna, sempre cativaram o público feminino.
Segundo declarou o próprio Sidney Sheldon, pesquisas feitas nos EUA mostram que as mulheres constituem 60% do total de seus leitores –um predomínio, de qualquer forma, muito abaixo do patamar alcançado pelo livro em São Paulo, conforme a pesquisa do Datafolha.

Homens
Os homens (57%) só superam as mulheres (43%) nas compras de "Chatô - O Rei do Brasil, biografia de Assis Chateaubriand escrita pelo jornalista Fernando Morais, que, em relação a dezembro, caiu da segunda para a quinta colocação.
Entre os não-ficção, o líder continua sendo Maktub, de Paulo Coelho, lançado em dezembro. O livro, com os textos da coluna do escritor na Ilustrada, da Folha, tem arrebatado mais as mulheres (65%) que os homens (35%).
O livro que apresenta maior equilíbrio entre o consumo feminino (53%) e o masculino (47%) é "Do Amor e Outros Demônios", do escritor colombiano García Márquez.

Texto Anterior: CRÍTICA; CONTO
Próximo Texto: Pesquisa é a mais confiável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.