São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa é a mais confiável

DA REDAÇÃO

A pesquisa Datafolha dos livros mais vendidos foi realizada nos dias 7, 10, 12 e 14 de janeiro. Foram entrevistados 2.478 compradores, que adquiriram um total de 4.008 livros em 35 livrarias distribuídas na cidade de São Paulo.
Estes números representam uma retração do mercado editorial em relação a dezembro, quando 2.980 compradores adquiriram 4.898 exemplares.
Sob o estímulo do Natal, 45% dos entrevistados de dezembro diziam ter comprado seus exemplares para outras pessoas. Em janeiro, esse índice caiu para 29%, contra 71% que compraram os títulos para leitura própria.
Apesar de compreender apenas livrarias de São Paulo, a pesquisa é a mais confiável do país, pois apura a venda com o próprio leitor, através do flagrante de compra: o leitor é abordado pelo pesquisador após adquirir o livro.
As pesquisas dos demais órgãos de imprensa se baseiam em informações fornecidas pelos livreiros e, por isso, são mais imprecisas.

Publicada pelo Mais! no quarto domingo de cada mês, a pesquisa do Datafolha foi coordenada por Adilton Dantas, auxiliado por Fábio Tura. A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente o também sociólogo Mauro Francisco Paulino.

Texto Anterior: Sheldon seduz mulheres
Próximo Texto: O exotismo do Júlio Verne brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.