São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Entidades centralizam Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

As ligações entre os diversos nós da Internet no Brasil acabaram formando uma hierarquia pelas conexões entre as diversas instituições ligadas à rede no país.
Apesar de a transmissão de informação entre dois nós dentro do território brasileiro ser direta, as transmissões internacionais precisam passar primeiro pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) ou pela UFRJ (Universidade do Rio de Janeiro).
Estas duas instituições são as únicas portas de saída do país pela Internet. Toda a informação destinada ao exterior, mesmo um simples e-mail (correio eletrônico), tem que passar por São Paulo ou Rio de Janeiro, ainda que sua origem seja Manaus.
O material transmitido pela Fapesp ou pela UFRJ vai obrigatoriamente para o laboratório Fermilab, que fica em Illinois (EUA).
Esse procedimento é seguido mesmo que o destino não seja os Estados Unidos, pois o Fermilab está em um nível hierárquico acima da Fapesp e da UFRJ.
O Fermilab envia, então, a informação para o destinatário. Até chegar lá, ela pode passar por "teias" de conexão semelhantes, mas desta vez em sentido inverso.

Texto Anterior: "Terrorismo" chega à rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.