São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chile compra e adapta textos de autores brasileiros

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

As principais redes de TV do Chile representam um novo mercado para os novelistas brasileiros. Ao invés de comprarem novelas prontas, dão preferência aos textos –que depois são adaptados à realidade local.
"Para os chilenos, o que mais atrai nos textos brasileiros é a maneira coloquial, a leveza dos diálogos de nossos autores", diz o especialista em novelas Mauro Alencar, 32.
Pesquisador de novelas do "Vídeo Show" (Rede Globo) e consultor da TUC-TV (Televisão da Universidade Católica do Chile), é ele quem sugere a compra dos textos.
Esta tendência começou timidamente no início dos anos 80. Agora, já somam cerca de 20 os textos levados ao ar pelas duas maiores emissoras do país: a TUC-TV e TV Nacional.
A crítica chilena dá mostras de aprovar as adaptações. "Champanhe", de Cassiano Gabus Mendes, exibida pela TUC-TV, foi eleita a melhor produção de 94 pelo Conselho de Jornalistas de Espetáculos.
As novelas, em geral, são compradas diretamente dos autores e traduzidas e adaptadas à realidade chilena –além de reduzidas. Mas, segundo Alencar, a trama básica é mantida.
"Assim como o europeu, o chileno não está acostumado a novelas grandes. Normalmente, o texto é enxugado para uma média de cem capítulos", diz.
Um dos maiores sucessos atuais é a novela "Top Secret", exibida pela TUC-TV às 19h30. É dirigida por Oscar Rodríguez, um dos mais importantes diretores do país, e estrelada por Cristián Campos e Gaby Hernández.
Trata-se da novela "Eu Prometo", último texto da novelista Janete Clair. Foi exibida em 1983 pela Globo com Francisco Cuoco, Renée de Vielmond, Dina Sfat e Walmor Chagas.
Segundo Alencar, a TUC-TV concentra 80% das compras. A próxima novela a ser produzida pela emissora será "El Amor Está de Moda" –uma adaptação de "Ti-Ti-Ti", de Cassiano Gabus Mendes.

Texto Anterior: Professor coleciona séries dos anos 60
Próximo Texto: Parentes inspiram novelistas no batismo dos personagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.