São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
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Indústrias almejam certificado para obter vantagem competitiva

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil é campeão latino-americano na corrida pelos certificados ISO 9000. Somam cerca de 500 as empresas nacionais diplomadas nas normas internacionais de qualidade –contra 22 venezuelanas, 17 argentinas e cinco chilenas.
Uma pesquisa da Ernst & Young aponta a busca de vantagem competitiva como principal fator impulsionador do certificado.
Foi essa a resposta dada por 70% de um grupo de 110 empresas –entre as 500 maiores do país– entrevistadas pela consultoria.
Somente 30% das empresas citaram exigências internacionais ou pressão dos clientes para se mover em direção ao ISO 9000.
A maioria das redes de supermercados da Europa passou a exigir que todos os seus fornecedores sejam sejam certificados, da mesma forma que multinacionais norte-americanas, como a General Electric e Du Pont.
"Ao contrário do que ocorre em outros países, as maiores influências têm sido o desejo de ganhar um item competitivo. A certificação é considerada parte integrante de processos de qualidade total".
É o que afirma Heitor Rangel de Carvalho Neto, gerente de qualidade e produtividade da Ernst & Young.
Melhorias de produção e satisfação dos clientes e de funcionários, segundo afirma, foram reportadas por mais de 70% das empresas que participaram da sondagem.
Na pesquisa conduzida pela Ernst & Young somente 3% das empresas informaram que não tencionam se habilitar ao certificado.
"Parece um percentual pequeno, mas deve preocupar, uma vez que o universo da pesquisa reflete o 'status' das grandes empresas", opina o especialista.
Relatório do Inmetro recentemente divulgado mostrou que a maior concentração de número de certificadas aponta fabricantes de produtos com conteúdo tecnológico –máquinas, produtos químicos, óticos e elétricos.
(NB)

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