São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995 |
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Indústrias almejam certificado para obter vantagem competitiva
NELSON BLECHER
Uma pesquisa da Ernst & Young aponta a busca de vantagem competitiva como principal fator impulsionador do certificado. Foi essa a resposta dada por 70% de um grupo de 110 empresas –entre as 500 maiores do país– entrevistadas pela consultoria. Somente 30% das empresas citaram exigências internacionais ou pressão dos clientes para se mover em direção ao ISO 9000. A maioria das redes de supermercados da Europa passou a exigir que todos os seus fornecedores sejam sejam certificados, da mesma forma que multinacionais norte-americanas, como a General Electric e Du Pont. "Ao contrário do que ocorre em outros países, as maiores influências têm sido o desejo de ganhar um item competitivo. A certificação é considerada parte integrante de processos de qualidade total". É o que afirma Heitor Rangel de Carvalho Neto, gerente de qualidade e produtividade da Ernst & Young. Melhorias de produção e satisfação dos clientes e de funcionários, segundo afirma, foram reportadas por mais de 70% das empresas que participaram da sondagem. Na pesquisa conduzida pela Ernst & Young somente 3% das empresas informaram que não tencionam se habilitar ao certificado. "Parece um percentual pequeno, mas deve preocupar, uma vez que o universo da pesquisa reflete o 'status' das grandes empresas", opina o especialista. Relatório do Inmetro recentemente divulgado mostrou que a maior concentração de número de certificadas aponta fabricantes de produtos com conteúdo tecnológico –máquinas, produtos químicos, óticos e elétricos. (NB) Texto Anterior: Mercado aposta que juro sobe para 3,51%; Vita Derm quer abrir oito franquias em 95 Próximo Texto: Oferta incerta; Cliente principal; Perigos da concentração; No teto; Política elitista; Local apropriado; Dependência pública; Outros mercados; Lá e aqui Índice |
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