São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oferta incerta; Cliente principal; Perigos da concentração; No teto; Política elitista; Local apropriado; Dependência pública; Outros mercados; Lá e aqui

Oferta incerta
Exportadores da Argentina poderão não atender toda a demanda de trigo do Brasil deste ano, segundo a "Agroanalysis", revista de economia agrícola da FGV.

Cliente principal
O Brasil deverá importar este ano 6 milhões de toneladas, sendo que 4,5 milhões viriam do país vizinho, cuja capacidade de exportação é de 5,7 milhões de toneladas.

Perigos da concentração
A revista sugere que à Argentina pode não interessar ser tão dependente das importações do Brasil. Com a dependência, os argentinos teriam de abrir mão de novos mercados e seriam forçados a empregar mais fertilizantes.

No teto
O Banco Francês e Brasileiro é o que está praticando as maiores tarifas bancárias do mercado.

Política elitista
A intenção do BFB seria reduzir a sua clientela, selecionando o segmento de renda mais elevada.

Local apropriado
O Rio Grande do Sul será sede de um escritório do Itamaraty que cuidará de assuntos do Mercosul. O escritório será chefiado pelo diplomata Jorge Ribeiro.

Dependência pública
Pesquisa da Apeop mostra que as pequenas empresas são as mais dependentes de obras públicas. Apesar dos atrasos nos pagamentos, 80% delas têm como únicos clientes o Estado e os municípios.

Outros mercados
Entre as construtoras de médio porte, metade está se diversificando, atuando principalmente no mercado imobiliário. Das grandes empreiteiras, 90% não dependem apenas de obras públicas.

Lá e aqui
Sílvio Requeijo, da Silicon Graphics no Brasil, prevê que, com o Mercosul, a empresa estará faturando US$ 50 milhões em 30 meses. Nos EUA, o faturamento da matriz cresceu 42% no segundo semestre, para US$ 951 milhões.

Texto Anterior: Indústrias almejam certificado para obter vantagem competitiva
Próximo Texto: Dica de aplicação; Apesar da campanha; Fumaça no oriente; Desempenho nacional; Politicamente corretos; Em expansão; Progressão geométrica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.