São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
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Coletânea traz rock latino em Montreux

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Antenado com novas correntes do mercado internacional, o último Montreux Jazz Festival se abriu para o rock latino. O sucesso dessa iniciativa pode ser avaliado agora por um público mais amplo: um CD da Warner resume as "calientes" noites do evento suíço.
São sensíveis as diferenças entre as três bandas espanholas, duas mexicanas e uma argentina que participam do disco (sem falar em Jorge Ben Jor, também incluído). Nem o fato de se cantar em castelhano garante unidade musical.
Não foi à toa que a banda mexicana Café Tacuba e a espanhola Seguridad Social se apresentaram na sala alternativa de Montreux. Originárias de ondas pós-punk em seus países, ambas fazem hoje uma espécie de rock mestiço sem abandonarem a velha rebeldia.
"Quero fazer um quadrado com a forma de triângulo, mas a vida sempre volta à sua forma circular", ironiza o alucinado Juan, do Café Tacuba, em "El Aparato". Pena que o som sujo e debochado da banda tenha passado por um "banho" para entrar no CD.
A batida forte de "Que No se Extinga la Llama" indica que a influência pós-punk ainda é marcante no som do Seguridad. Já em "Quiero Tener su Presencia", a banda investe na mestiçagem rítmica com uma levada caribenha.
Dona do maior fã-clube feminino, graças ao vocalista-galã Fher, a banda mexicana Maná também não esconde seu principal modelo na faixa "El Rey": a fusão de rock e reggae do The Police.
Já para o trio Presuntos Implicados e os cantores Miguel Bosé e Fito Paez, usar o termo rock é forçar demais a barra. Pop seria bem mais apropriado.
O romantismo domina a música dos três, mas aparece com maior peso nas canções de Bosé. Em "Bajo el Signo de Cain", o cantor e ator espanhol se revela também autor das letras mais pretensiosas.
Sempre "visceral", o argentino Fito Paez mistura seu sentimentalismo portenho com muita garra no palco. É o caso de "El Amor Despues del Amor", cuja batida soa mais "dance" do que rock.
Nada a ver com o pop "soft" do trio espanhol Presuntos Implicados, que destaca os vocais de Soledad Jimenez. A filiação à "new bossa" inglesa é evidente em "Mil Mariposas".
Curiosamente, a presença de Ben Jor (que se apresentou na noite brasileira do festival e não com os latinos) acaba refletindo o absurdo distanciamento cultural do Brasil frente à América Latina.
Em "W/Brasil" e "Alcohol", o funk à brasileira de Ben Jor soa estranho à música de qualquer um dos "hermanos" incluídos no CD. Mas valeu a intenção. Afinal, a causa latina é muito justa.

Título: Latin Rock Nights 1994
Artistas: Miguel Bosé, Presuntos Implicados, Cafe Tacuba, Seguridad Social, Maná, Fito Paez e Jorge Ben Jor
Lançamento: Warner (importado)
Quanto: R$ 22 (em média)

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