São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995 |
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Coletânea traz rock latino em Montreux
CARLOS CALADO
São sensíveis as diferenças entre as três bandas espanholas, duas mexicanas e uma argentina que participam do disco (sem falar em Jorge Ben Jor, também incluído). Nem o fato de se cantar em castelhano garante unidade musical. Não foi à toa que a banda mexicana Café Tacuba e a espanhola Seguridad Social se apresentaram na sala alternativa de Montreux. Originárias de ondas pós-punk em seus países, ambas fazem hoje uma espécie de rock mestiço sem abandonarem a velha rebeldia. "Quero fazer um quadrado com a forma de triângulo, mas a vida sempre volta à sua forma circular", ironiza o alucinado Juan, do Café Tacuba, em "El Aparato". Pena que o som sujo e debochado da banda tenha passado por um "banho" para entrar no CD. A batida forte de "Que No se Extinga la Llama" indica que a influência pós-punk ainda é marcante no som do Seguridad. Já em "Quiero Tener su Presencia", a banda investe na mestiçagem rítmica com uma levada caribenha. Dona do maior fã-clube feminino, graças ao vocalista-galã Fher, a banda mexicana Maná também não esconde seu principal modelo na faixa "El Rey": a fusão de rock e reggae do The Police. Já para o trio Presuntos Implicados e os cantores Miguel Bosé e Fito Paez, usar o termo rock é forçar demais a barra. Pop seria bem mais apropriado. O romantismo domina a música dos três, mas aparece com maior peso nas canções de Bosé. Em "Bajo el Signo de Cain", o cantor e ator espanhol se revela também autor das letras mais pretensiosas. Sempre "visceral", o argentino Fito Paez mistura seu sentimentalismo portenho com muita garra no palco. É o caso de "El Amor Despues del Amor", cuja batida soa mais "dance" do que rock. Nada a ver com o pop "soft" do trio espanhol Presuntos Implicados, que destaca os vocais de Soledad Jimenez. A filiação à "new bossa" inglesa é evidente em "Mil Mariposas". Curiosamente, a presença de Ben Jor (que se apresentou na noite brasileira do festival e não com os latinos) acaba refletindo o absurdo distanciamento cultural do Brasil frente à América Latina. Em "W/Brasil" e "Alcohol", o funk à brasileira de Ben Jor soa estranho à música de qualquer um dos "hermanos" incluídos no CD. Mas valeu a intenção. Afinal, a causa latina é muito justa. Título: Latin Rock Nights 1994 Artistas: Miguel Bosé, Presuntos Implicados, Cafe Tacuba, Seguridad Social, Maná, Fito Paez e Jorge Ben Jor Lançamento: Warner (importado) Quanto: R$ 22 (em média) Texto Anterior: Folha recebe coleção de "Realidade" Próximo Texto: Roma vê mostra sobre vida e obra de Fellini Índice |
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