São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quincy Jones ganha prêmio humanitário no Oscar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Na cerimônia do Oscar 95, em 27 de março, o produtor e músico Quincy Jones receberá o prêmio Jean Hersholt Humanitarian, dado pela Academia para artistas que realizam atividades humanitárias.
Jones é fundador e diretor da Listen Up Foundation, entidade criada para incentivar novos talentos, e foi quem reuniu os cantores do disco "We Are the World", gravado para ajudar a combater a fome na Etiópia.
Jones escreveu trilhas sonoras para mais de 35 filmes e foi indicado para o Oscar sete vezes. É o autor da música-tema de "A Cor Púrpura", de Steven Spielberg.
Na mesma cerimônia, o cineasta italiano Michelangelo Antonioni vai receber um Oscar por sua carreira. Em 1993, seu compatriota Federico Fellini recebeu o mesmo prêmio.
Segundo a mulher de Antonioni, Enrica, o cineasta pretende ir à cerimônia. Há alguns anos, ele sofreu um insulto cerebral que lhe provocou paralisia parcial e dificuldades de se expressar.
Antonioni começou trabalhando com Rossellini e Visconti. Seu primeiro longa-metragem data de 1950, "Crônica de um Amor". Nos anos 60, adquiriu fama com filmes como "A Aventura", "A Noite", "O Eclipse" e "Blow Up". Atualmente roda novo filme em co-direção com o alemão Win Wenders.
Para o diretor Martin Scorsese, um dos articuladores da escolha de Antonioni, "ele é um dos maiores cineastas da história e um dos maiores artistas do século".
Em 1991, quem recebeu um Oscar pela carreira foi a atriz italiana Sofia Loren. Anteontem, em Los Angeles (EUA), Loren recebeu outro prêmio pela carreira, o Cecil B. de Mille, durante entrega do Globo de Ouro.
O prêmio a Loren foi outorgado pela Hollywood Foreign Press, associação de jornalistas estrangeiros de Hollywood.

Texto Anterior: Roma vê mostra sobre vida e obra de Fellini
Próximo Texto: 'Murder Was the Case' é amostra do 'G-funk'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.