São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Revista nega o Holocausto

DA "ANSA"

A revista japonesa "Marco Polo" publicou em sua última edição um artigo que afirma que o Holocausto é uma invenção.
Segundo o texto, as câmaras de gás não existiram e Hitler nunca mandou exterminar os judeus.
O autor do artigo, o físico Masanori Nishioka, afirma que as câmaras de gás são uma "invenção de propaganda" de poloneses e soviéticos criada após a Segunda Guerra Mundial.
O diretor da revista –que vende 200 mil cópias por mês– apoiou as teses de Nishioka. Segundo ele, o físico realizou pesquisas sérias.
A publicação do artigo gerou uma onda de protestos. Organizações judaicas pediram aos anunciantes que suspendam os negócios com a revista.
Para o centro Simon Wiesenthal, o artigo é "o mais falso e insuportável ataque lançado contra a memória judaica e um insulto sem precedentes à verdade histórica".
Na Alemanha, a Volkswagen anunciou ter "tomado as medidas necessárias para bloquear futuras publicidades no dito periódico".
O diretor Ferdinand Piech lembrou que "o 50º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial deveria servir para recordarmos as lições que herdamos de nosso passado mais terrível".

Texto Anterior: Lembranças ainda trazem sofrimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.