São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Pretorianos; Lista longa; Reunião imediata; Mel nos lábios; Torcida; Vale análise; A pedidos; Ir e vir; Nó de gravata; A quem compete

Pretorianos
Ao estilo de Chico Graziano (Incra), cada vez mais ganham espaço no governo nomes do segundo escalão indicados pessoalmente por FHC e que têm acesso direto ao presidente. São convocados para resolver missões específicas.

Lista longa
São vários os nomes de segundo escalão diretamente ligados a FHC: José Gregori (Justiça), Raul Jungman (Ibama), José Luiz Portella (FAE), Márcio Santilli (Funai), Gilda Portugal (MEC), Delith Balaban (Cultura), Pedro Poppovic e Vilmar Faria (Planalto).

Reunião imediata
José Gregori se demorava no cumprimento a Chico Graziano em sua posse. Atrás na fila, um deputado reclamou: ``Não é hora de reunião". Gregori, da Justiça, e Graziano, do Incra, têm que resolver o problema dos sem-terra.

Mel nos lábios
FHC continua em sua estratégia de ganhar o apoio político dos governadores. À cúpula do Banco Mundial, em visita ao Brasil, pediu que todos os novos financiamentos sejam destinados aos Estados -inclusive a quota da União.

Torcida
A cúpula tucana torce para que Andrade Vieira conclua que não tem mais espaço no governo, mas avalia também que ele não sairá já. Deixar a Agricultura ainda sob os efeitos das mudanças no Incra seria um erro, diz-se no PSDB.

Vale análise
O veto de FHC à proibição de análises feitas com base em pesquisas eleitorais foi sugerido pelo Ministério da Justiça e pela assessoria jurídica do Planalto. A avaliação foi unânime: atentava contra a liberdade de expressão.

A pedidos
Jobim consultou o TSE sobre a lei eleitoral e ouviu pedido de veto às fotografias dos candidatos nas cédulas. FHC concordou com o argumento de que seria difícil colocar o dispositivo em prática.

Ir e vir
Se fosse mantido o dispositivo da lei eleitoral que proibia o deslocamento de militares no período das eleições, o TSE não poderia requisitar tropas para garantir a votação, se preciso. FHC vetou.

Nó de gravata
Usando uma gravata com pequenos pandas estampados, o líder do PMDB, Michel Temer, cruzou com José Aníbal, líder do PSDB, que usava uma com tucaninhos. ``Que tal unirmos tucanos e pandas?", brincou Aníbal.

A quem compete
De Ney Lopes (PFL), sobre sua emenda que transfere aos Estados a definição de regras para demitir funcionários: ``A União não tem excesso de pessoal. O problema é dos governo

Próximo Texto: Mulheres de toga; Avanço feminino; Cidadela machista; Desfilando em público; Borracha; Dor na mão; Chave do sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.