São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres de toga; Avanço feminino; Cidadela machista; Desfilando em público; Borracha; Dor na mão; Chave do sucesso

Mulheres de toga
As mulheres ainda estão longe do equilíbrio com os homens na disputa do poder político -só há 6,4% de mulheres no Congresso e 11,7% na Assembléia paulista-, mas crescem no Judiciário. Já ocupam 27,2% dos cargos de juiz.

Avanço feminino
Segundo o banco de dados do Judiciário, a maior participação feminina está na Justiça do Trabalho: 39,3% de juízas. Na Justiça Federal, são 22,5% e na Justiça Comum, 18,4%. Nos concursos, as mulheres têm sido maioria.

Cidadela machista
As conquistas femininas no Judiciário ainda têm um obstáculo. Nas 71 vagas dos tribunais superiores de Brasília (STF, TST e STJ), só há uma ministra.

Desfilando em público
Após ter conversado com Luís Eduardo (PFL) no Alvorada, FHC levou-o para jantar fora, terça. O gesto não passou despercebido no PFL. Diz um líder: ``Não foi por falta de comida no palácio. O Fundo Social está aí para isso".

Borracha
Em vez de regulamentarem a Constituição, os deputados preferem tentar mudá-la. Há uma febre de emendas constitucionais e, só este ano, a Câmara já registrou 211 projetos. Outros seis aguardam checagem das assinaturas.

Dor na mão
A ânsia de mudar a Constituição é tão grande que, numa única tarde da semana passada, um deputado assinou nada menos do que 35 listas de apoio a emendas.

Chave do sucesso
Mesmo adversários de FHC prevêem que, enquanto a cesta básica tiver preço estável, ele terá popularidade alta. ``O desemprego não atinge sua imagem. Há cinco vezes mais empregados do que desempregados", argumentam.

TIROTEIO
De Delfim Netto (PPB-SP), sobre o crescimento do desemprego:
- O Plano Plurianual prevê que o Brasil crescerá de 4% a 5% ao ano. Isso é certamente inferior ao crescimento da oferta de mão-de-obra somado ao aumento de produtividade. Ou seja: o governo se conformou que o desemprego vai crescer nos próximos quatro anos.

Texto Anterior: Pretorianos; Lista longa; Reunião imediata; Mel nos lábios; Torcida; Vale análise; A pedidos; Ir e vir; Nó de gravata; A quem compete
Próximo Texto: Peso diplomático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.