São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA vai pavimentar bairro do litoral de SP

SALIM BURIHAN
DA FOLHA VALE

Uma empresa dos EUA vai doar material para pavimentação e urbanização do bairro de Camburi, em São Sebastião.
Camburi é a praia do litoral norte de São Paulo preferida de políticos, publicitários e artistas que frequentam a costa sul de São Sebastião. Entre os ``famosos" com casa no local estão o ministro da Administração e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira, e o ex-presidente do Banco Central Pérsio Arida. O publicitário Mario Cohen e sua mulher, Carolina Ferraz, também têm casa no bairro.
O material que vai ser usado é inédito no Brasil, segundo o engenheiro Luiz Guilherme Mello, que também tem casa em Camburi. Mello é professor de engenharia de solos da Escola Politécnica da USP. Ele entrou em contato com a empresa e conseguiu a doação.
Mello disse que os moradores do bairro haviam rejeitado o projeto da prefeitura, que previa a pavimentação das ruas com bloquetes de concreto, e ofereceram um projeto alternativo, que foi aprovado.
O produto norte-americano vai ser misturado com água e terra retirada das ruas. Depois, deve ser espalhado por tratores. O material seca em quatro horas, impermeabilizando o solo. Mello disse que o produto deixa a rua com aspecto rústico, mantendo o solo com a cor da terra.
O produto virá em galões dos EUA e a quantidade a ser aplicada depende ainda das análises de solo que a empresa está fazendo com as amostras enviadas aos EUA.
O prefeito Luiz Alberto de Faria (PDT) disse que a prefeitura vai fazer o preparo das ruas para a pavimentação e vai cuidar da burocracia para a liberação do produto.
A empresa norte-americana Terra Zyme pretende fornecer material para pavimentar 8 km das principais ruas e acessos do bairro.
O autor do projeto de urbanização, o arquiteto Nilton Marcos Gasparini, 40, disse que a empresa norte-americana tem interesse em introduzir o produto no país.
O diretor da Sociedade Amigos de Camburi, Edinho Engel, disse que a primeira fase do projeto será concluída antes do início do verão.
A praia de Camburi foi ``descoberta" nos anos 70. Hoje, o bairro tem 3.500 moradores, e nos feriados recebe 12 mil pessoas.

Texto Anterior: Museu francês oferece intercâmbios ao Brasil
Próximo Texto: Crescimento da próstata afeta 50% dos homens de 50
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.