São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA estudam prevenir o câncer

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um grande protocolo de estudo para saber se a finasterida também pode prevenir o câncer de próstata começou a ser desenvolvido em diversos centros de pesquisa norte-americanos.
O estudo, financiado pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, vai demorar sete anos e está envolvendo cerca de 18 mil voluntários.
Os candidatos devem ter idade superior a 55 anos e não podem ter qualquer evidência da doença.
Nos Estados Unidos, acontecem mais de 340 mil casos novos de câncer de próstata por ano e mais de 40 mil mortes pela doença.
Os homens serão divididos em dois grupos homogêneos. Um deles vai receber placebo (remédio sem efeito terapêutico) e o outro vai receber a finasterida.
O estudo será duplo cego -pacientes e médicos desconhecem quem está usando o placebo ou a droga. As informações ficam guardadas com outra pessoa.
Se a comparação entre os resultados apontar que a droga foi capaz de impedir o desenvolvimento de câncer de próstata em homens normais, seu uso poderá ser indicado.
(JB)

Texto Anterior: Crescimento da próstata afeta 50% dos homens de 50
Próximo Texto: Aposentado de 80 anos teve dificuldades para urinar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.