São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição comemora centenário de Pasteur; O NÚMERO; A FRASE; Tratamento inadequado é risco para HIV positivo; Asma poderia ter origem genética

JULIO ABRAMCZYK

Exposição comemora centenário de Pasteur
No ano do centenário da morte do pesquisador francês Louis Pasteur (foto), conhecido pela descoberta da vacina da raiva, a exposição "Pasteur: uma vida, uma herança, a realizar-se de 3 a 11 de outubro no pátio de exposições da Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de SP, mostrará a sua importante contribuição para as áreas da saúde, agricultura e indústria, desde a pesquisa básica até a sua aplicação prática. A exposição tem patrocínio do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Científica e Técnica e do Laboratório Pasteur Mérieux.

O NÚMERO
400 ... milhões de crianças estão em idade escolar, no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), e 40% delas apresentam-se infestadas por parasitas intestinais.

A FRASE
"Garantir o término do tratamento historicamente tem sido o maior problema a desafiar o controle da tuberculose".
(Do professor C. Patrick Chaulk, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, EUA, analisando o programa de supervisão individual do tratamento da tuberculose em pacientes de alto risco).

Tratamento inadequado é risco para HIV positivo
Dados recentes da OMS estimam que o tratamento da tuberculose em cerca de dois terços de pessoas HIV positivas é realizado de forma inadequada. O erro mais frequente consiste em não assegurar que os doentes de tuberculose tomem os remédios todos os dias. Dessa forma, o paciente permanece infectado por mais tempo, reduzindo sua esperança de vida, além de aumentar o risco de transmitir a doença a seus familiares.

Asma poderia ter origem genética
Uma equipe de pesquisadores australianos encontrou um fator genético de risco para reações alérgicas. O fator genético é a base da transmissão das várias características familiares, como a cor do olho. William Cookson e seus colaboradores identificaram uma variante de um gene normal no cromossomo 11 que predispõe seus portadores a ataques de asma e algumas reações alérgicas. Com esse dado será possível identificar as crianças susceptíveis para tomar medidas preventivas, como a exposição a substâncias que desencadeiam as reações alérgicas.

Texto Anterior: Toque retal mostra se glândula está normal
Próximo Texto: Mulheres vivem de mesada sem remorso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.