São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995 |
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Dez maiores empresas dos EUA crescem 6% ao ano
CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
No conjunto, as operadoras de TV paga dos dez grandes megagrupos cresceram 17% ao ano. Nenhum outro meio de comunicação registrou aumento similar. As empresas que têm na TV paga sua principal fonte de receita foram as que mais cresceram no período. A TCI, que esteve no noticiário na semana passada devido à sua participação na Turner, cresceu 26,5% ao ano. A Time Warner, que com a compra do grupo de Ted Turner voltou à liderança do setor, cresceu 9,1% ao ano desde 1986. Em comparação, empresas que têm pouca presença na indústria de TV paga foram as que apresentaram menor crescimento: Times Mirror (0,3% ao ano), General Electric-NBC (1,5%) e Gannett (3,8%), entre elas. Levando-se em consideração apenas os meios de comunicação que veiculam publicidade (jornais, revistas, TV e rádio), a TV paga já representa 26% do total. Há dez anos, era de apenas 5%. Houve muitas mudanças de propriedade no período e a tendência de vendas e compras constantes parece se manter. Em 1994, 15 das 100 maiores empresas do setor mudaram de donos. Em 1995, com as vendas da CBS, Capital e Turner, esse movimento prossegue. Em 1994, a empresa que mais cresceu num setor específico entre as grandes da comunicação foi ``The Washington Post" em televisão: 46,7% em relação a 1993. Os jornais do grupo do ``Post" cresceram só 3,6%. Mesmo assim, os jornais continuam faturando três vezes mais do que as emissoras de TV do grupo. O segundo maior crescimento de receitas num setor específico do ano foi o das emissoras de TV da News Corporation, de Rupert Murdoch: 42%. A terceira colocação em aumento de receitas num setor específico em 1994 foi obtida pela Discovery Communications, do canal Discovery de TV paga: 40,6%. No setor específico de jornais, a empresa que mais está crescendo entre as grandes é ``The New York Times" (em 1994, faturamento 28% maior do que o de 1993). O ``Times" também é dono do ``The Boston Globe". O segundo maior aumento de faturamento apenas entre jornais, em 1994, foi registrado pela Scripps, dona de vários jornais do Sul do país: 16,5%. Mas a liderança do setor jornais continua pertencendo à Gannett (maior cadeia de diários do país e dona do ``USA Today"), seguida da Knight-Ridder (``The Miami Herald") e Times Mirror (``The Los Angeles Times"). As cem maiores empresas jornalísticas faturaram US$ 26,04 bilhões em 1994, com aumento de 7% em relação ao ano anterior. A líder em faturamento no setor de revistas continua sendo a Time Warner (``Time", ``Sports Illustrated" e outras). A Capital-ABC, que agora vai pertencer à Disney, lidera os setores de TV e rádio. A TCI está à frente no grupo de emissoras e operadoras de TV paga. Quando se leva em consideração estúdios de cinema, produtoras e locadoras de vídeos, gravadoras de discos, editoras de livros e parques de diversões, a Time Warner, a Disney-Capital-ABC, a Westinghouse-CBS, a Viacom-Paramount e a News-Fox se tornam ainda maiores e abrem grande vantagem sobre seus concorrentes. Texto Anterior: Desemprego desafia equipe Próximo Texto: TV por satélite é o negócio do século 21 Índice |
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