São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
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Contrato irregular; Ajustes impugnados; Longo hiato; Responsabilidade social; Razões estruturais; Outra leitura; Primeiros sinais; Ligeira melhora; Caso similar; Agenda do anfitrião

Contrato irregular
O TCE julgou irregulares contratos do Metrô paulista com as empresas Vetec, Setepla e Hidrobrasileira. O ministro Sérgio Motta é sócio desta última, da qual se licenciou ao assumir o cargo.

Ajustes impugnados
O TCE julgara regular a licitação em 92. Agora, aponta irregularidades nos ajustes: as propostas eram válidas por 120 dias e os contratos só foram assinados -no total de R$ 6,7 milhões- em 94.

Longo hiato
O conselheiro-relator Roque Citadini disse que o longo tempo entre a licitação e o ajuste pressupõe uma ``reserva de mercado". Ele entende que a responsabilidade maior é do contratante (o Metrô).

Responsabilidade social
O Itaú aplicou R$ 1,2 milhão no Programa de Apoio Comunitário, em parceria com o Unicef, e R$ 1,5 milhão no projeto ``Raízes e Asas", que obteve o Prêmio Eco-95 na categoria Educação.

Razões estruturais
A economista Maria Cecília Prates afirma na ``Conjuntura Econômica" que o enxugamento nas grandes empresas se deve mais à modernização tecnológica e gerencial do que à recessão.

Outra leitura
Prates diz que a taxa de desemprego não é o melhor indicador para avaliar as condições do mercado de trabalho: ela pode subir tanto em situação de recuperação da economia como na recessão.

Primeiros sinais
Pesquisa Índice de Clima Empresarial, da Boucinhas & Campos, indica que as empresas podem estar saindo do fundo do poço, ajudadas pelo tradicional movimento de fim de ano.

Ligeira melhora
Em julho, das 100 empresas pesquisadas pela Boucinhas & Campos, 52,5% registraram queda de vendas.
Em agosto, o percentual ficou em 22,2%.

Caso similar
O protesto da Pinhal Veículos contra a Autolatina e a Assobrave -por supostas condições especiais atribuídas à Guarujá Veículos- despertou o interesse de concessionárias de outra marca.

Agenda do anfitrião
O BB diz que convidou Lázaro Brandão, do Bradesco, para trocar informações sobre pontos de distribuição, horário de funcionamento, cartões, terminais e tarifas. E como atender melhor o público.

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