São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como decorar um imóvel de dois quartos

JOÃO PEDROSA
DA REVISTA DA FOLHA

A decoração é um estado de espírito e reflete a personalidade de quem a cria. A casa nada mais é do que a cara do dono.
As dicas de decoração das quais se falam aqui destinam-se a quem mora em uma casa ou apartamento simples -com uma sala e dois quartos- e de arquitetura comum.
Em primeiro lugar, é preciso considerar as características do ambiente, tais como orientação geográfica (luz), medidas, proporções, detalhes arquitetônicos, portas, janelas e acabamentos.
No caso da sala, o ideal é escolher um ponto, na sua entrada, e transformá-lo em um hall, de onde se enxergam os seus pontos focais: portas, janelas, lareira etc.
Tudo deve ser imaginado a partir desse lugar. A primeira impressão é a que fica, mas não deve ser a única. O objetivo é conseguir uma aparência pessoal, confortável, prática e elegante.
As linhas imaginárias entre as portas devem ficar vazias. São as vias de circulação. Se as janelas possuírem uma vista bonita, idem.
Decidido o uso que se vai dar ao ambiente, é preciso escolher os móveis. O importante é ter em mente o que o morador já possui, o que é preciso comprar e, é claro, a sua disposição.
O ambiente de dupla utilidade é fundamental na decoração atual, tipo sala/quarto, biblioteca/sala de jantar ou sala/quarto de hóspedes.
Um decorador parisiense, por exemplo, possui uma sala de banho (sem vaso) que se transforma em sala de jantar.
Uma lata de tinta é a forma mais rápida de decorar. Mas é preciso não esquecer que decoração custa dinheiro, tempo e muita energia.
Mas o resultado vale a pena, desde que o proprietário possa usufruir dele por muitos anos.

Texto Anterior: Calor é a salvação do mercado no litoral
Próximo Texto: Pequenos truques são auxílio importante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.