São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rocha lança adaptação de `O Guarani'

PAULA MEDEIROS DE OLIVEIRA; MÔNICA RODRIGUES COSTA
DA REDAÇÃO

Ruth Rocha, uma das escritoras que mais vende livros infantis no país, lança uma adaptação para crianças da ópera ``O Guarani", de Carlos Gomes (1836/1896).
O livro faz parte da coleção ``Ópera para Crianças", editada pela Callis.
``O Guarani", de Carlos Gomes (1836/1896), é a mais famosa ópera feita no Brasil. Inspirada no romance homônimo de José de Alencar, o enredo é ambientado no início da colonização do país.
A ópera conta a história de amor entre uma jovem portuguesa e um índio. Fala de romances proibidos, ambição, traição, índios guerreiros, homens valentes e mulheres que desmaiam a torto e a direito.
Uma índia da aldeia Aimoré, que vive perto do solar de Dom Antônio, é ferida por um português e acaba morrendo.
Os índios resolvem se vingar dos brancos e atacam a indefesa Cecília, que caminhava pelo bosque. Um índio Guarani, que passava pelo local, salva a jovem.
Agradecido, o pai da moça trata o índio, Peri, como herói. Nessa altura, Peri já está completamente apaixonado pela donzela.
A narrativa é intercalada por pequenos poemas, que são colocados como se fossem música nas falas das personagens. Alguns têm uma construção singular, raramente encontrada de forma tão elaborada na literatura infantil.
Eis um exemplo de versos difíceis, de quatro sílabas, com final tônico: ``Não sei por que/ O seu sorrir/ O seu olhar/ Vêm me ferir/ Fazem sangrar/ Meu coração/ De uma emoção/ Não sei dizer/ Só sei sentir/ Só sei querer...".
Mesmo fazendo referência a certo tom meloso do romantismo mais clichê, Ruth usa uma linguagem mais seca que se afasta do floreado de Alencar.
Nos outros volumes da coleção, ``Carmen", de Bizet, e ``A Flauta Mágica", de Mozart, Ruth explica, de maneira simples e eficaz, o que é uma ópera e como ela é levada ao palco.
``O Guarani", terceiro número da coleção, poderia ter incluído essas explicações.

Livro: O Guarani
Autor: Ruth Rocha
Ilustrador: Angelo Bonito
Quanto: R$ 15,25

Texto Anterior: Claude Troisgros vem bem acompanhado
Próximo Texto: Primeira apresentação foi em 1870
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.