São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança ambiental é solução, diz cientista

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Pesquisador do conceituado Green College, em Oxford (Reino Unido), Norman Myers, 61, é um dos mais respeitados cientistas do mundo na área ambiental.
Terras férteis estão se perdendo, os desertos aumentam e os recursos hídricos diminuem: para Myers, esses fatores podem levar a "violentos conflitos entre nações nas próximas décadas.
Consultor do Banco Mundial, da ONU e do Instituto Smithsoniano, entre outras entidades, Myers publicou em 1993 o livro "Segurança Definitiva: As Bases Ambientais da Estabilidade Política" ("Ultimate Security: The Environmental Basis of Political Stability", editora W. W. Norton).
Em entrevista à Folha, Myers discorreu sobre conceitos como interdependência e "segurança definitiva".
Leia a seguir os principais trechos da entrevista.(Otávio Dias)

Folha - Por que o sr. diz que armas não podem resolver os conflitos ambientais?
Norman Myers - Mikhail Gorbatchov disse uma vez que, hoje, a ameaça que vem do céu não é mais a dos mísseis nucleares, mas sim a do aquecimento global. Aviões sofisticados não podem impedi-lo, assim como exércitos não conseguem impedir o avanço dos desertos.
Essas não são ameaças militares. Precisam, portanto, ser enfrentadas por meios não-militares, mas sim por gestões diplomáticas e acordos entre países.
Folha - É o que o sr. chama de "segurança definitiva" ou "segurança final", o título de seu livro ("Ultimate Security")?
Myers - Sim. É claro que continuaremos a ter a tradicional segurança militar, mas hoje precisamos muito mais de segurança alimentar e energética, além de estabilidade climática, acesso planejado a recursos naturais, a mercados etc.
Não vejo sentido, por exemplo, quando uma nação entra em guerra com outro país por um pedaço de território e, ao mesmo tempo, permite que milhares de quilômetros quadrados de terras férteis sejam varridos pela erosão.

Texto Anterior: Oriente Médio é foco de tensão
Próximo Texto: `Brasil presta serviço ao preservar Amazônia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.