São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda operação do sistema

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os motores multiválvulas têm uma série de vantagens em relação aos demais, com número menor de válvulas.
As válvulas são dispositivos que permitem a entrada e a saída da mistura de ar e combustível que vai queimar no interior do motor.
O engenheiro José Roberto Augusto de Campos, responsável pelo laboratório de motores do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que a primeira vantagem desse tipo de motor é a possibilidade de queimar melhor essa mistura.
Como consequência desse processo, melhoram o desempenho, em altas e em baixas rotações, e o consumo de combustível do carro.
Outra vantagem proporcionada pelo motor multiválvulas é a maior facilidade e rapidez com que a mistura entra nos cilindros. No caso dos motores do GTI 16V e do S16, há quatro válvulas para cada um dos quatro cilindros.
``Quatro válvulas trabalham melhor que duas ou que uma, mesmo que o diâmetro delas seja igual", diz Campos.
(LS)

Texto Anterior: Gol GTI vence duelo de motores 16 válvulas
Próximo Texto: Parati redesenhada vai ser mais cara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.