São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Entenda operação do sistema
LUCIANO SOMENZARI
As válvulas são dispositivos que permitem a entrada e a saída da mistura de ar e combustível que vai queimar no interior do motor. O engenheiro José Roberto Augusto de Campos, responsável pelo laboratório de motores do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que a primeira vantagem desse tipo de motor é a possibilidade de queimar melhor essa mistura. Como consequência desse processo, melhoram o desempenho, em altas e em baixas rotações, e o consumo de combustível do carro. Outra vantagem proporcionada pelo motor multiválvulas é a maior facilidade e rapidez com que a mistura entra nos cilindros. No caso dos motores do GTI 16V e do S16, há quatro válvulas para cada um dos quatro cilindros. ``Quatro válvulas trabalham melhor que duas ou que uma, mesmo que o diâmetro delas seja igual", diz Campos. (LS) Texto Anterior: Gol GTI vence duelo de motores 16 válvulas Próximo Texto: Parati redesenhada vai ser mais cara Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |