São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenpeace projeta carro mais econômico

DA REPORTAGEM LOCAL

O Greenpeace (órgão internacional de defesa do meio ambiente) apresentou um projeto -durante o Salão de Frankfurt (Alemanha)- de um veículo ``ecológico" com ênfase no baixo consumo de combustível.
A iniciativa do Greenpeace faz parte de uma campanha mundial contra as mudanças climáticas do planeta que, em parte, seriam causadas pela queima de combustíveis fósseis.
O modelo que serviu de base para o projeto foi um ``típico compacto de quatro passageiros" -não foi informado qual seria esse veículo.
A entidade propõe mudanças gerais na aerodinâmica, para reduzir a resistência do carro ao vento.
O motor, de 358 centímetros cúbicos (cc), ficaria mais leve e seria equipado com turbocompressor -capaz de gerar 50 cavalos-vapor (cv) de potência.
O peso total do carro seria reduzido em aproximadamente 20%, pela simples substituição de alguns materiais utilizados. Rodas mais leves e pneus especiais, que reduzem o atrito com o solo, também equipam o protótipo.
Com as mudanças, o consumo do modelo ``ecológico", segundo o Greenpeace, seria cortado pela metade -o carro poderia fazer 13,5 km/l no tráfego urbano.

Texto Anterior: Perua VW é a mais vendida
Próximo Texto: Peugeot lança plano para financiamento; Mercado de motos cresceu 78,8% em 95; Honda bate recorde de vendas nos EUA; Dispositivo diminui consumo de combustível; Ingleses desenvolvem veículo para idosos; Rede Fiat aceita usado como parte de pagamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.