São Paulo, sábado, 7 de outubro de 1995
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Projeto inclui mais um túnel sob o parque

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto do complexo viário Ayrton Senna prevê também a construção de outro túnel sob o parque Ibirapuera.
A prefeitura planeja entregá-lo em outubro do ano que vem ``se houver dinheiro para a obra", diz o prefeito Paulo Maluf.
O segundo túnel deve levar os carros no sentido bairro-centro, da avenida Juscelino Kubitschek até a avenida Senna Madureira, no Ibirapuera.
O projeto inicial previa que esse túnel também desembocasse na 23 de Maio, mas os técnicos da prefeitura avaliaram que ela já está muito sobrecarregada.
``Os carros chegarão à Senna Madureira e poderão ir para o centro pela rua Vergueiro e pela Paulista", diz o presidente da CET, Gilberto Lehfeld.

História
O complexo viário Ayrton Senna foi iniciado por Jânio Quadro, que foi prefeito da capital entre 85 e 88.
Nos quatro anos da gestão de Luiza Erundina (entre 89 e 92), as obras ficaram paralisadas.
Para a prefeita, a obra atendia apenas o transporte individual, enquanto a prioridade de seu governo era o transporte coletivo.
Erundina, cumprindo promessa de campanha, priorizou obras na periferia da capital.
Maluf retomou as obras assim que assumiu.
Segundo ele, ``se o trânsito melhorar os ônibus também vão andar mais rápido".
Pelo túnel Ayrton Senna passará uma linha de ônibus em caráter experimental, segundo a CET.
O prefeito também costuma dizer que suas obras viárias têm ``caráter social" porque geram muitos empregos.
Durante a última vistoria que fez no túnel, ele pediu aos diretores do consórcio CBPO-Constran, responsável pela obra, que ``nenhum operário seja demitido" após o término da construção.
(LHA)

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