São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Custo Zé Rainha' preocupa os fazendeiros

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fazendeiros da região do Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo) estão preocupados com os valores das indenizações que o governo Mário Covas (PSDB) pretende pagar para receber de volta as terras públicas.
O chamado ``custo Zé Rainha" da terra -que significa desvalorização das fazendas devido às invasões dos sem-terra- está deixando os fazendeiros intranquilos.
Fazendeiros e dirigentes do sindicato de Presidente Prudente se encontraram com o secretário de Justiça, Belisário dos Santos Jr.
Apesar dos "avanços", o vice-presidente do sindicato, Célio Romero de Souza, afirmou que a ``coisa pode emperrar" no valor e na forma do pagamento pelas benfeitorias das terras.
A expressão ``custo Rainha" é usada pelos próprios funcionários do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo). Técnicos do órgão estão avaliando as terras.
Os fazendeiros reconhecem que, pela primeira vez, desde 1948, o Estado fala em indenizações. Naquele ano, a área foi declarada de interesse público, mas o Estado se omitiu e nunca ocupou as terras.
Santos Jr. faz sigilo sobre as indenizações. ``Foi acertado com o Incra repasse de recursos em torno de R$ 30 milhões. Mas para várias áreas, não só para o Pontal."
Covas conclui, em dez dias, a avaliação das primeiras quatro fazendas para assentar mil famílias.
Souza disse ontem que ``espera equilíbrio no tratamento da questão". Santos Jr. afirma que serão pagas só benfeitorias úteis (como silos e currais). Mansões e ``outros luxos" estão fora.
Os fazendeiros querem fazer um acordo, mas com indenização ``justa". Segundo eles, aquela terra -que já foi a maior produtora de algodão e amendoim do Estado- está exaurida e os sem-terra vão ganhar área pouco produtiva.
Segundo um fazendeiro, só há gado na área porque hoje é a única atividade rentável.

Texto Anterior: Brasil é admitido em acordo sobre mísseis
Próximo Texto: Gado morre na São Domingos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.