São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município do interior de Bahia é administrado por dois `prefeitos'

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Duas pessoas dão expediente como prefeito desde ontem na cidade baiana de Santa Maria da Vitória (42 mil habitantes, a 989 km de Salvador, divisa com Goiás).
O vice-prefeito Pedro Mariano (PFL) foi empossado ontem pela Câmara numa escola. O prefeito Joaquim Ferreira Campos (sem partido) ocupa a prefeitura.
Ouvidos por telefone ontem, os dois repetiram a mesma frase: ``O prefeito sou eu".
Campos foi afastado do cargo em agosto pela Câmara, acusado de corrupção. Ganhou liminar (decisão provisória) na Justiça e reassumiu no último dia 2.
No mesmo dia, a Câmara voltou a afastar o prefeito, que não aceitou a decisão.
A sede da prefeitura está sob proteção de 50 homens da Polícia Militar. O prefeito chegou a passar sete dias acampado na prefeitura, temendo a invasão do prédio por seus adversários políticos.
Ontem, ao ser empossado, Mariano nomeou 13 secretários e foi à agência local do Banco do Brasil para receber a parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios, federal) destinada à cidade.
Para o gerente da agência, Antônio Clóvis, o prefeito é mesmo Pedro Mariano e por isso liberou o dinheiro para ele. ``Acatei a decisão da Câmara", disse o gerente.
Com o dinheiro do FPM, Mariano começou a pagar pessoalmente os salários de maio e junho dos cerca de 800 funcionários da prefeitura.
Campos disse que recorrerá à Justiça para receber o FPM.

Texto Anterior: Tribunal julga morte por asfixia com sanduíche como acidente de trabalho
Próximo Texto: Ônibus de Fortaleza terá caixa de correio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.