São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telê completa 5 anos à frente do São Paulo

RODRIGO BUENO

RODRIGO BUENO; ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Telê Santana completa hoje cinco anos no comando do São Paulo.
Desde Lula, que dirigiu o Santos por sete anos, nas décadas de 50 e 60, um treinador não ficava tanto tempo no cargo de uma mesma equipe brasileira.
Nos cinco anos de Telê no São Paulo, 8 técnicos comandaram o Corinthians, 9 dirigiram o Palmeiras, 11 passaram pelo Santos e 14 treinaram a Portuguesa.
O contraste entre a estabilidade de Telê no São Paulo e a rotatividade dos outros técnicos pode ser constatado no Campeonato Brasileiro deste ano, onde dez clubes já trocaram de treinador.
A primeira passagem de Telê pelo São Paulo ocorreu em 1973. Ele dirigiu o time por seis meses.
No dia 11 de outubro de 1990, o São Paulo anunciava a volta do técnico que carregava, até então, o rótulo de ``pé-frio".
``Vim para ficar três meses e estou há cinco anos. Não sabia quanto ganharia e o clube não tinha dinheiro nem para alugar um apartamento para mim", conta Telê.
O São Paulo tinha sido rebaixado no Paulista de 90 e cumpria péssima campanha no Brasileiro quando Telê assumiu o cargo.
O time chegou a disputar a final do torneio. A derrota para o Corinthians na decisão fez voltar o estigma de ``pé-frio" de Telê, mas o São Paulo decidiu mantê-lo.
Nos anos seguintes, o clube ganharia os títulos mais importantes de sua história: foi bicampeão mundial, bicampeão da Libertadores, bicampeão da Recopa, campeão da Supercopa, bicampeão paulista e campeão brasileiro.
``O período coincide com a melhor fase do Telê como técnico e a melhor fase do São Paulo como time", disse Fernando Casal de Rey, presidente do São Paulo.
Mas Telê viveu períodos de turbulência no São Paulo.
Neste ano, após a saída de diretores que estariam ``tramando" a sua queda, o técnico pediu que torcedores e jogadores participassem de uma eleição para decidir a sua permanência no clube.
Os jogadores se negaram a votar, mas uma pesquisa realizada por uma rádio registrou o apoio de 84% dos são-paulinos.
O resultado deu tranquilidade ao treinador. ``Eu só deixo o São Paulo quando quiser", disse.
Nenhum técnico permaneceu mais tempo no São Paulo, ininterruptamente, que Telê. O recordista, até então, era Jorge Gomes de Lima, o Joreca, que dirigiu o time de maio de 43 a outubro de 47.

LIGUE
Para o Folha Informações Esporte, 900-0316, para saber o resultado e ouvir comentários sobre o jogo São Paulo x Boca Juniors . A ligação custa R$ 1,17 por minuto e o serviço funciona em todo o Estado de São Paulo

Texto Anterior: Equipe nega manifestação a favor do técnico
Próximo Texto: QUEM É TELÊ SANTANA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.