São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Empresas avaliam seus micros

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Os melhores microcomputadores no mercado são os da HP, da Compaq e da IBM, segundo empresas de grande e médio portes da Grande São Paulo. A HP também tem as melhores impressoras, seguida pelas máquinas da Epson e da Canon.
Esse é o resultado de pesquisa realizada pelo Datafolha, de 4 a 6 de setembro, com 299 empresas que faturam pelo menos US$ 1 milhão por ano e/ou têm, no mínimo, 200 funcionários e 15 ou mais micros/teclados ligados à rede.
Os responsáveis pela área de informática das empresas avaliaram as máquinas usadas em sua companhia, dando notas para itens como qualidade e serviço.
Com base nessas notas, foi feita uma média, resultando no ranking da qualidade das marcas mais utilizadas em grandes e médias empresas da Grande São Paulo (leia quadro ao lado).
A liderança da HP na avaliação não se reflete diretamente em sua posição no mercado. Ela é apenas a quarta marca de micro mais usada no universo pesquisado. Fica atrás de Compaq, IBM e Microtec.
Mesmo no mercado de impressoras, área onde é mais conhecida e recebe a mais alta nota média de toda a pesquisa (micros e impressoras), não aparece como líder.
Fica em segundo, atrás da Epson, que tem 77% das citações -no caso, as respostas são múltiplas, pois cada empresa pode ter impressoras de diferentes marcas.
Além da avaliação dos equipamentos, a pesquisa aferiu a tendência de investimentos.
Cresce o parque instalado de equipamentos e também o número de usuários de informática em cada empresa.
Em dezembro de 1994, apenas 11% das empresas tinham mais de cem micros instalados. Até o final do ano, o percentual com esse parque deve atingir 21%.
Ainda durante o período, 14% das empresas tinham entre 50 e 100 usuários. O previsto é que o percentual de empresas com esse número de usuários suba para 25% -até dezembro deste ano.
O crescimento da informatização aparece mais no setor de serviços, no qual 18% das empresas tinham mais de cem micros em dezembro passado. Para este ano, o percentual deve dobrar.

LEIA MAIS
sobre o ranking da qualidade na página 6-6

Próximo Texto: Câmara Americana abre espaço na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.