São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multa e IPVA vão ser pagos on line

Detran amplia acesso em novembro

DA REPORTAGEM LOCAL

Até meados do ano que vem, paulistas proprietários de automóveis poderão pagar multas de trânsito e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) pelo computador, via sistema de videotexto.
O programa que permite o pagamento on line, em desenvolvimento pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), vai casar as informações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) com as dos bancos.
Uma das idéias em estudo é acoplar leitores de cartão de banco a micros. A base desse projeto é um sistema de informações, que está em instalação.
Até o dia 5 de novembro, só credenciados terão acesso às informações do Detran pelo videotexto. No dia 6, entra no ar o serviço pago, aberto a quem se cadastrar pelo sistema a partir da semana que vem. Cada consulta de placa custará R$ 5,00 na conta telefônica.
O serviço permite saber se há multas ou qualquer tipo de bloqueio (ações judiciais, débitos de IPVA etc.). Dá para ver se houve roubo, embora o Detran recomende vistoria do chassi.
Para entrar no videotexto da Telesp é preciso programa de acesso, como ``New View" ou ``VDT 5.0" -outros podem ser obtidos em BBS-, e micro com modem conectado à linha telefônica. O número é 1486.

ONDE SABER MAIS
DETRAN: tels. 900-0160 (multas) e 1514 (documentos); MICROCAP (``New View"): tel. (011) 837-7111; ÍNDEX (``VDT 5.0"): tel. (011) 872-3661.

Texto Anterior: Soft ajuda a aprender regras de trânsito
Próximo Texto: Louvre em CD é boa iniciação à pintura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.