São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995 |
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Louvre em CD é boa iniciação à pintura
ANDRÉ FONTENELLE
O CD-ROM disseca cem quadros do acervo do museu do Louvre, em Paris, cobrindo um período que vai de 1300 a 1864. Cada quadro vem com comentários em inglês -infelizmente, sem legendas. Também podem ser observados com uma ``lupa". Os quadros mais significativos têm explicações sobre a composição -formas geométricas, técnica utilizada- e dados históricos. O usuário interessado em entender de arte -ou apenas impressionar os amigos em conversas- não deve deixar de ler nenhuma dessas explicações. É possível descobrir, por exemplo, que o pintor francês Jean-Auguste Ingres (1780-1867) violou as leis da anatomia em um de seus quadros mais famosos. A ``Grande Odalisca", que pintou em 1814, teria de possuir três vértebras a mais para ter a figura longilínea que exibe no quadro. As pinturas podem ser localizadas de várias formas: por nome, sala do Louvre, época ou escola. Cada quadro vem acompanhado de um retrato e uma biografia do autor. Por meio do hipertexto (palavras que são portas de entrada para outros verbetes), também é possível encontrar informações sobre personagens históricas contemporâneas dos pintores. A maioria dessas informações pode ser encontrada em um bom livro de arte, pela metade do preço. Mas o CD (R$ 84,20) permite um aprendizado mais lúdico. Por exemplo: uma ``linha do tempo" permite comparar, com um simples clique no mouse, quadros de autores contemporâneos, de países diferentes. Assim, dá para ver o que se fazia ao mesmo tempo na Alemanha, na Itália ou na Holanda, no século 17 -comparação difícil de compreender em um livro. Além disso, pode-se ``visitar" o museu -pelo menos as alas Sully, Denon e Richelieu e a pirâmide de vidro, inaugurada em 1989. A tela mostra o mapa de cada ala, com a localização de cada quadro, permitindo simular um passeio pelos corredores. Também há a opção de conhecer a evolução do palácio ao longo dos séculos. Duas frustrações que o ``Le Louvre" desperta são a ausência de esculturas -e o museu possui, entre outras, a Vênus de Milo- e a presença de apenas cem quadros. Uma de suas vantagens é permitir examinar detalhes da ``Gioconda", de Leonardo da Vinci, sem a multidão permanente que a cerca no Louvre. Mas nada substitui a emoção de mirar ao vivo esse e outros quadros famosos. ONDE ENCONTRAR LIVRARIA DA VILA: tel. (011) 814-5811 Texto Anterior: Multa e IPVA vão ser pagos on line Próximo Texto: Da Vinci tem museu virtual Índice |
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