São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
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Louvre em CD é boa iniciação à pintura

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem não conhece nada de arte, o CD-ROM ``Le Louvre", desenvolvido pela Reunião dos Museus Nacionais da França, é uma das melhores iniciações possíveis.
O CD-ROM disseca cem quadros do acervo do museu do Louvre, em Paris, cobrindo um período que vai de 1300 a 1864.
Cada quadro vem com comentários em inglês -infelizmente, sem legendas. Também podem ser observados com uma ``lupa".
Os quadros mais significativos têm explicações sobre a composição -formas geométricas, técnica utilizada- e dados históricos.
O usuário interessado em entender de arte -ou apenas impressionar os amigos em conversas- não deve deixar de ler nenhuma dessas explicações.
É possível descobrir, por exemplo, que o pintor francês Jean-Auguste Ingres (1780-1867) violou as leis da anatomia em um de seus quadros mais famosos.
A ``Grande Odalisca", que pintou em 1814, teria de possuir três vértebras a mais para ter a figura longilínea que exibe no quadro.
As pinturas podem ser localizadas de várias formas: por nome, sala do Louvre, época ou escola.
Cada quadro vem acompanhado de um retrato e uma biografia do autor. Por meio do hipertexto (palavras que são portas de entrada para outros verbetes), também é possível encontrar informações sobre personagens históricas contemporâneas dos pintores.
A maioria dessas informações pode ser encontrada em um bom livro de arte, pela metade do preço. Mas o CD (R$ 84,20) permite um aprendizado mais lúdico.
Por exemplo: uma ``linha do tempo" permite comparar, com um simples clique no mouse, quadros de autores contemporâneos, de países diferentes.
Assim, dá para ver o que se fazia ao mesmo tempo na Alemanha, na Itália ou na Holanda, no século 17 -comparação difícil de compreender em um livro.
Além disso, pode-se ``visitar" o museu -pelo menos as alas Sully, Denon e Richelieu e a pirâmide de vidro, inaugurada em 1989.
A tela mostra o mapa de cada ala, com a localização de cada quadro, permitindo simular um passeio pelos corredores.
Também há a opção de conhecer a evolução do palácio ao longo dos séculos.
Duas frustrações que o ``Le Louvre" desperta são a ausência de esculturas -e o museu possui, entre outras, a Vênus de Milo- e a presença de apenas cem quadros.
Uma de suas vantagens é permitir examinar detalhes da ``Gioconda", de Leonardo da Vinci, sem a multidão permanente que a cerca no Louvre. Mas nada substitui a emoção de mirar ao vivo esse e outros quadros famosos.

ONDE ENCONTRAR
LIVRARIA DA VILA: tel. (011) 814-5811

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