São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Da Vinci tem museu virtual

LUCIA REGGIANI
DA VINCI TEM MUSEU VIRTUAL

Fãs das pinturas de Leonardo da Vinci têm muito mais que ``Mona Lisa", célebre moradora do Louvre, para ver sem levantar da cadeira. Na Internet, a rede mundial de computadores, há um museu só das obras do mestre florentino.
Guardadas as restrições impostas pela resolução de imagem alcançada pelo monitor do micro, dá para apreciar pinturas como ``O Batismo de Cristo", sediada na Galleria Degli Uffizi, em Florença (Itália), e ``Virgem e Criança com Vaso de Flores", exposta na Pinacoteca de Munique (Alemanha).
O museu virtual de Da Vinci (http://www.leonardo.net/museum.main.html) traz também os projetos de engenharia do mestre -máquinas voadoras e armas-, desenhos de anatomia, um pouco de sua história e seu tempo.
Abundante em imagens e econômico em texto, o site de Da Vinci inclui uma lista de conexões prosaicas. Leonardo, personagem do desenho animado ``Tartarugas Ninja", é uma: leva o curioso a encontrar noções de animação.
A busca por museus na rede mundial deixa o navegador sem saber por onde começar. Na semana passada, a procura via Yahoo trazia uma lista de 649 endereços, incluindo exposições.
Inusitada, a exposição ``1.002 Situations" propõe a criação de um museu interativo com textos, sons e imagens de tudo o que represente lar. Quem entra no endereço http://fgidec1.tuwien.ac.at/1002situations é convidado a dar sua colaboração.
Vale tudo, da colcha da cama ao latido do cachorro. A mostra acontece de verdade em um castelo da Áustria.
(LR)

Texto Anterior: Louvre em CD é boa iniciação à pintura
Próximo Texto: Série multimídia traz ação e aventura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.