São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE mineiro realiza eleição informatizada

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A eleição informatizada para prefeito de Matipó (MG), realizada ontem, foi bem-sucedida, segundo o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais, Sebastião Rosenburg.
A votação eletrônica foi acompanhada por cerca de 40 convidados, entre eles o ministro Diniz Andrada, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e presidentes dos TREs estaduais.
O TSE aproveitou a eleição em Matipó para testar o comportamento do eleitor com o voto eletrônico, que será usado em parte das eleições municipais de 96.
``O objetivo principal desse teste é saber como o eleitor iria se portar diante da votação eletrônica. O resultado foi muito bom", disse Rosenburg.
Segundo ele, apesar de o teste ter sido realizado em uma cidade ``pouco alfabetizada", o tempo de votação foi considerado baixo. Segundo dados do TRE, em Matipó 78% são analfabetos ou apenas sabem ler e assinar o nome.
``O tempo médio que o eleitor gastou para entrar na seção, votar e sair foi de 40 segundos", disse o presidente do TRE mineiro. Na última eleição, o tempo médio foi de 1 minuto e 10 segundos.
O TRE usou na eleição de Matipó 35 microcomputadores para a votação dos 9.912 eleitores da cidade. Os eleitores puderam identificar na tela do computador os dois candidatos a prefeito pelo nome, foto e também pela cor correspondente a cada um (verde e vermelho, respectivamente).
O sistema implantado permitiu também ao eleitor votar em branco. Esta foi a segunda eleição do país a utilizar a informática. A primeira foi realizada em Xaxim (SC), no ano passado, também em uma eleição para prefeito.
Paulo César Camarão, diretor de informática do TSE, disse que para 1996 serão usadas urnas eletrônicas e não microcomputadores.

Texto Anterior: Chutes e insultos
Próximo Texto: Voto eletrônico beneficiará 32 mi de eleitores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.