São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banespa é `problema político'

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, afirmou que o repasse de parte da dívida do Banespa para o Estado de São Paulo é uma das ``soluções possíveis" para contornar a crise do banco.
``Essa é uma negociação complicadíssima. O caso Banespa é um problema político e tudo o que eu disser pode terminar prejudicando o andamento das negociações. Por isso, prefiro não entrar em detalhes", afirmou.
Segundo Loyola, como o Estado de São Paulo é o maior devedor do Banespa, é ``natural" que parte da dívida do banco seja assumida pelo Estado para, em seguida, ser renegociada junto ao governo federal.
A intervenção do Banco Central no Banespa aconteceu em 31 de dezembro de 1994. Desde então, as negociações entre o governo federal e o do Estado de São Paulo evoluíram muito pouco.
Isso porque o Banco Central defende a privatização do Banespa -hipótese dificilmente admitida pelo governador Mário Covas.
Se até 31 de dezembro de 1996 não houver solução, o banco deve ser liquidado.
Covas já declarou que só aceita assumir parte da dívida do Banespa se o banco continuar sob controle do governo do Estado.
(DF)

Texto Anterior: BC não tem `pressa' para reduzir juros
Próximo Texto: Loyola silencia sobre Bacha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.