São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC busca apoio de Sarney para o FSE

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso está convencido de que não conseguirá prorrogar o FSE (Fundo Social de Emergência) por dois anos sem um acordo com o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP).
FHC precisa da garantia dos recursos do FSE porque avalia que somente conseguirá aprovar uma reforma tributária capaz de equilibrar as contas públicas em 1997, a qual entraria em vigor em 1998.
O Planalto considera que Sarney, o senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), líder do partido no Senado, e o deputado Paes de Andrade (PMDB-CE), presidente do partido, comandam um movimento contra o FSE já pensando na sucessão de FHC em 1998.
``A questão do Fundo Social de Emergência não tem nenhuma relação com a sucessão presidencial", disse Sarney à Folha. Ele observa que é mais um problema ``doutrinário" do que ``político".
FHC e a cúpula do PSDB consideram inevitável uma negociação com Sarney para conseguir a prorrogação do fundo.
Na prática, isso já começou. Se depender do Planalto, Sarney será um convidado permanente da comitiva oficial que acompanha o presidente nas viagens internacionais. O senador viajará com FHC para a Argentina no domingo.
Além disso, os pleitos da filha de Sarney, Roseana, governadora do Maranhão, com relação à liberação de verbas do Orçamento da União também passaram a ser prioritários para o Gabinete Civil e Secretaria Geral da Presidência.
As lideranças do governo no Congresso e o Planalto não contam mais com a aprovação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e com as mudanças no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e contribuição sobre autônomos e inativos da União, que renderiam anualmente R$ 15 bilhões.

Texto Anterior: Ministros do STF defendem estabilidade
Próximo Texto: O recesso dos manuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.