São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belém ganha clínica dentária para bebês

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Um consultório dentário exclusivo para bebês de até dois anos começa a funcionar na segunda-feira na Clínica Odontológica da UFPA (Universidade Federal do Pará), em Belém.
Com três ``boxes" individuais, o consultório poderá atender até 150 crianças por semana. O serviço será gratuito. A verba para manutenção do consultório vem do SUS (Sistema Único de Saúde).
Para quem acha que bebês não têm problemas dentários, uma pesquisa da clínica da UFPA aponta o oposto: em cada mil crianças de um ano, três têm cáries. Dentre as de um a dois anos, a pesquisa apontou 3% com dentes careados. Entre as de até 3 anos, 7% já apresentam cárie.
O novo consultório para bebês também fará um trabalho educativo com gestantes e mães recentes.
O coordenador da área de Odontopediatria da universidade, Antônio José da Silva Nogueira, disse que o atendimento aos bebês será ampliado. Ainda neste ano, mais cinco ``boxes" serão instalados. O problema das cáries aumenta com a idade. A pesquisa da UFPA mostra que todos os jovens pesquisados em Belém com até 16 anos têm dentes careados, com uma média de sete por pessoa.

Clínica Odontológica - av. Bernardo Sayão s/n.º. Campus Universitário da UFPA. De segunda à sexta, das 8h às 17h.

Texto Anterior: Greve faz hospitais do ES selecionar pacientes
Próximo Texto: Os novos barões e a plebe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.