São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bird pede desculpas ao Brasil

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Erramos: 15/10/95
O presidente do Bird (Banco Mundial), James Wolfensohn, pediu desculpas publicamente ontem ``pelos erros cometidos na Amazônia brasileira". Esse é um fato sem precedentes nos 50 anos de atividade do organismo.
``Amazonas é uma região difícil, onde temos cometido erros", disse o presidente do Banco Mundial.
A participação da instituição no projeto de abertura de uma nova fronteira agrícola na região amazônica e na região noroeste do Brasil despertou inúmeras críticas de grupos de ecologistas e até mesmo críticas internas dentro do próprio Banco Mundial.
Wolfensohn disse que iniciou discussões com organizações não-governamentais (ONGs) em busca de uma cooperação conjunta entre os organismos.
Referindo-se aos danos ecológicos causados à Amazônia brasileira, Wolfensohn disse que, ``se nos disserem como resolver o problema, aceitaremos".
Os dados disponíveis no Banco Mundial indicam que em 1982 foi autorizado um crédito de US$ 65,2 milhões para o programa ``Pólo do Nordeste".
Entre os principais componentes do projeto estava a pavimentação da estrada BR-364, que liga Cuiabá a Porto Velho.

Texto Anterior: FMI cobra ajuda a países pobres
Próximo Texto: Semeador de idéias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.