São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recuperação de Márcio Santos vai levar 60 dias

PAULO CÉSAR CASTRO
FREE-LANCE PARA FOLHA

A contusão do zagueiro Márcio Santos, 26, no jogo do Brasil contra o Uruguai (2 a 0), anteontem, deverá deixá-lo pelo menos dois meses sem fazer exercícios físicos.
O jogador teve ruptura do tendão de Aquiles quando, aos 20 segundos do primeiro tempo, prendeu acidentalmente o pé esquerdo no gramado do estádio Fonte Nova, em Salvador (BA), reinaugurado para o amistoso.
Márcio Santos joga pelo Ajax, da Holanda.
Santos seria operado ainda ontem à noite ou hoje. A decisão dependia dos resultados de exames pré-operatórios que não haviam sido concluídos até as 19h.
O jogador está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo (zona sul do Rio). O médico Lídio Toledo, da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é seu cirurgião.
A operação, definida como ``simples" por Toledo, deveria demorar de 60 a 90 minutos. O médico faz a transposição de um tendão em bom estado do mesmo pé para o local em que houve a ruptura.
O jogador de futebol, principalmente o zagueiro, precisa ter o tendão de Aquiles perfeito. Este tendão é o mais forte do corpo humano.
Lídio Toledo não acredita que a contusão tenha sido causada devido à situação do gramado do estádio. Segundo ele, o tendão de Márcio Santos provavelmente já estava com alguma lesão, o que facilitou a ruptura.
Antes, porém, de qualquer decisão sobre a operação de Márcio Santos no Rio, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) teve que pedir autorização à direção do time holandês. Foi feita através de fax e teve a intermediação do irmão do zagueiro, que está na Holanda.
A volta do zagueiro aos campos, após os dois meses parado, dependerá somente de sua condição física para recuperar-se.
Márcio Santos não chega a se preocupar que a contusão possa prejudicar sua carreira. ``É uma contusão simples, que já atingiu muitos jogadores, e ninguém está com problemas."

Texto Anterior: Média de faltas também aumenta neste ano
Próximo Texto: Romário quer voltar, mas Zagallo vê má fase
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.