São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carter é o favorito ao Nobel da Paz, hoje

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Será divulgado hoje às 11h em Oslo, Noruega (10h em Brasília), o vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Entre as cinco categorias, o Nobel da Paz é a de maior repercussão e a de maior importância política.
O favorito deste ano é o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, que atuou na solução de conflitos no Haiti e na Somália. Outros dois candidatos com chances de vitória são bispos da Igreja Católica: Carlos Felipe Ximenes Belo, de Dili (Timor Leste, território ocupado pela Indonésia), e Samuel Ruiz, de Chiapas (Estado mexicano onde atua a guerrilha zapatista).
O ativista russo dos direitos humanos Serguei Kovaliov, a curda Leyla Zana (presa na Turquia) e a organização Médicos Sem Fronteiras são outros candidatos.
A organização diz ter tomado cuidados extraordinários neste ano para evitar o vazamento antecipado do nome do vencedor. Ele será escolhido por cinco membros do comitê entre 117 candidatos e receberá cerca de US$ 1 milhão.

Texto Anterior: EUA esperam 500 mil em ato de negros
Próximo Texto: Ex-vice do Equador foge para Costa Rica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.