São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bósnia tem combates no 1º dia da trégua

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O noroeste da Bósnia foi a única região do país a registrar combates entre forças do governo e separatistas sérvios no primeiro dia de cessar-fogo.
O presidente da Bósnia, Alija Izetbegovic, disse que os sérvios estavam lançando uma ofensiva para retomar Sanski Most.
A cidade foi tomada dos sérvios pelo Exército bósnio horas antes do início da trégua.
Izetbegovic afirmou que a ofensiva pode colocar em perigo o cessar-fogo em todo o país. ``Com certeza, não há trégua no local."
O comandante militar sérvio, Ratko Mladic, enviou uma carta à ONU acusando o Exército bósnio e forças croatas aliadas de atacar ``com força" as cidades de Sanski Most e Bosanska Krupa.
A região noroeste da Bósnia tem sido a principal área de conflito entre os sérvios e a federação muçulmano-croata.
O noroeste foi a principal região conquistada pelo governo bósnio em setembro. Na ofensiva, o Exército tomou 20% do território do país. Hoje, tem controle de metade do território.
Os sérvios conseguiram reconquistar no início do mês algumas cidades, como Sanski Most e Mrkonjic Grad. As duas foram retomadas pelo governo bósnio nos últimos três dias.
Os sérvios lutam contra o governo muçulmano do país desde sua independência, em 1992.
A recente trégua (a 35ª) é considerada o maior movimento em direção à paz já realizado na guerra. A ONU disse que houve uma considerável redução nos combates e que acredita que a trégua está sendo respeitada.
``Não se espera que forças em confronto há anos numa linha de 1.000 km possam parar os combates em horas", disse Chris Vernom, porta-voz da entidade.
O cessar-fogo começou à 0h de ontem (20h de anteontem em Brasília). Duas horas depois, um míssil atingiu um prédio de apartamentos na capital bósnia, Sarajevo, mas não deixou feridos.
A Sérvia disse que o cessar-fogo foi uma importante vitória da paz. EUA, Reino Unido, França e Rússia disseram ter esperança de um cessar-fogo definitivo.
O primeiro comboio da ONU que poderia chegar ao encrave muçulmano de Gorazde (leste) sem restrições teve de voltar. Minas e deslizamentos de terras impediram a operação humanitária.

Texto Anterior: Mau cheiro do pé atrai mosquito da malária; Roxanne ganha força no golfo do México; Socialista é nomeado premiê de Portugal; França pode antecipar os testes nucleares; Achados dois novos buracos negros
Próximo Texto: Calma volta a Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.