São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras inspiraram TV e cinema

DA REDAÇÃO

"Tocaia Grande" é a quarta novela da TV brasileira baseada na obra do escritor baiano Jorge Amado. A primeira foi "Gabriela", exibida em 1975 pela Rede Globo.
A atriz Sônia Braga viveu a protagonista da história -uma adaptação do romance "Gabriela, Cravo e Canela", publicado em 1958.
A Rede Globo exibiu mais duas novelas baseadas em romances do autor: "Terras do Sem Fim" e "Tieta" (da obra "Tieta do Agreste").
"Terras do Sem Fim" foi ao ar entre 1981 e 1982, com Cláudio Cavalcanti e Nívea Maria.
"Tieta", exibida entre 1989 e 1990, teve Betty Faria no papel-título. Também atuaram Joana Fomm, Armando Bógus e Reginaldo Faria.
Três livros de Jorge Amado foram adaptados para minisséries. A Rede Globo exibiu "Tenda dos Milagres" em 1985.
Em 1989, a Rede Bandeirantes levou ao ar "Capitães de Areia".
"Tereza Batista" (adaptada do romance "Tereza Batista Cansada de Guerra") foi exibida em 1992 pela Globo. A minissérie lançou a atriz Patrícia França.
Ainda na categoria minissérie, a Rede Globo programa a adaptação de "Mar Morto", outro romance de Amado, para o ano que vem.
Entre os filmes baseados em livros do autor estão "Gabriela", "Dona Flor e seus Dois Maridos" (ambos do diretor Bruno Barreto), "Jubiabá" (de Nelson Pereira dos Santos) e "Tieta", ainda inédito (de Cacá Diegues).

Texto Anterior: Taís Araújo estréia em papel de destaque
Próximo Texto: Novos galãs vêm do teatro paulistano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.