São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC aponta gafe de colega

SÔNIA MOSSRI
DA ENVIADA ESPECIAL

Fernando Henrique Cardoso abandonou discurso preparado anteriormente e falou de improviso na apresentação da cúpula ibero-americana porque irritou-se com gafe do presidente da Colômbia, Ernesto Samper.
Como a Colômbia sediou a conferência de 94, Samper foi um dos oradores na abertura da reunião. Samper fez referência exclusiva aos hispânicos, esquecendo-se de Brasil e Portugal.
FHC fez questão de mostrar seu descontentamento durante os quatro minutos de discurso reservados cada um dos chefes de Estado. ``Não ouvi falar de Portugal e do Brasil", reclamou.
Os diplomatas da comitiva brasileira e portuguesa não escondiam a insatisfação com o esquecimento de Samper, que consideraram um descaso.
Esse episódio nem sequer foi notado pela delegação dos demais países, nem mesmo durante movimentado churrasco oferecido pelo presidente argentino, Carlos Menem, no hotel Tunquelen, onde está hospedada a comitiva brasileira.

Texto Anterior: Desafio agora é criar emprego, diz FHC
Próximo Texto: Presidente investe em gado de elite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.