São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéia nasceu de denúncia de empregada

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A idéia de separar homens e mulheres na linha de trens Santos-Jundiaí começou após uma denúncia de molestamento sexual feita pela empregada doméstica Maria de Lourdes de Paiva, 34.
Maria pega o trem com o marido todos os dias. Há cerca de um ano, acabou se distanciando dele dentro do vagão porque o trem estava muito lotado.
Aproveitando a lotação, um homem teria se encostado em Maria com o pênis fora da calça.
"Não percebi, achei que fosse uma bolsa. Quando ele saiu do trem, um homem me avisou que minha calça estava suja, achei que era graxa, mas era esperma. Me senti muito humilhada e resolvi denunciar", disse.
Segundo as mulheres que utilizam o trem, esse tipo de molestamento é muito comum e ocorre todos os dias.
A secretária Silvana Fosquiane, 26, entrou no trem ontem separada do namorado, porque fez questão de obedecer a separação entre homens e mulheres.
Na quinta-feira passada, Silvana também saiu do trem com a calça suja de esperma. "Nunca imaginei isso, é muita falta de respeito. Pensei que a separação ia dar certo, mas estou vendo que não."
A mesma coisa aconteceu com a copeira Gersina Rosa da Silva, 36. Ela pegou o trem na estação Capuava, em Ribeirão Pires (região do ABCD).
"Estava lotado e percebi que um homem se encostou em mim. Em Santo André vi que ele estava com o pênis para fora da calça, então, joguei ele para fora do vagão. Aí ele ficou me dando tchau da plataforma, ainda com o pênis para fora."
A costureira Odete Pires, 50 não chegou a ser molestada, mas já viu um garoto completamente nu dentro do trem e um rapaz sentado com o pênis coberto apenas pela blusa amarrada na cintura.
Os homens dizem que isso realmente acontece, mas culpam as mulheres de "ficarem se oferecendo".
"Por isso que minha mulher não trabalha. Não deixo ela pegar o trem. Eu trabalho e ela fica em casa", disse o motorista Jorge Pereira, 28.
(ABl)

Texto Anterior: Usuários reprovam novo esquema
Próximo Texto: Polícia de NY não tem pista um mês após crime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.