São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV alemã exibe filme brasileiro

JOSÉ GERALDO COUTO
DO ENVIADO ESPECIAL

A emissora de TV alemã 3-Sat exibiu sábado à noite, para a Alemanha e a Áustria, o documentário ``Stefan Sweig - A Morte em Cena", realizado pelo cineasta brasileiro Sylvio Back.
A exibição coincidiu com a 47ª Feira Internacional do Livro de Frankfurt, que teve este ano a Áustria como país tema. O austríaco Stefan Zweig, que escreveu o célebre ``Brasil, País do Futuro", suicidou-se com a mulher em Petrópolis em 1942, aos 60 anos.
Sylvio Back, em visita à feira, disse à Folha que esse documentário, encomendado pelo Instituto Goethe para ser exibido nas 170 unidades da instituição espalhadas pelo mundo, é um ``ensaio geral" para o longa-metragem que está preparando sobre o escritor.
O longa, ``Lost Zweig", vai reconstituir a última semana de vida do escritor. Será uma co-produção internacional falada em inglês, com atores alemães e ingleses, orçada em US$ 2 milhões.
``Começo a filmar depois do Carnaval", diz Back, cujo pai, um judeu húngaro, se suicidou com a mesma idade que Zweig. ``Talvez por isso eu tenha essa verdadeira fixação pelo suicídio".
O documentário exibido na TV alemã, de 43 minutos, foi rodado em 16 milímetros e custou US$ 120 mil, pagos pelo Instituto Goethe e pela TV pública alemã ZDF.
Competirá, como média-metragem de 16 mm, no próximo Festival de Cinema de Brasília. (JGC)

Texto Anterior: Feira do livro faz debate com escritores perseguidos
Próximo Texto: Bienal de SP terá obras de desconhecidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.