São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalistas discutem ética

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Cerca de 200 editores de jornais e revistas dos EUA estão reunidos em Minneapolis (Minnesota) para debater as modificações do Código de Ética da Imprensa da SPJ (Society of Professional Journalists).
Existem três códigos de ética nos EUA que regulamentam o trabalho dos jornalistas, dependendo da categoria: rádio e TV, agências de notícia e jornais e revistas.
A SPJ (que congrega jornais e revistas) tem 14 mil membros. As modificações sugeridas nesta semana deverão ser votadas na convenção geral da entidade, que acontece em 96 em Washington.
A obrigatoriedade de apresentar sempre duas versões (o "outro lado") de um mesmo fato e o comprometimento em não alterar fotos nem editar frases com aspas são os pontos mais polêmicos.
Os jornalistas que são contra a publicação do "outro lado" argumentam que a obrigatoriedade atrapalha o trabalho de repórteres, por falta de tempo.
O comprometimento em não alterar citações foi criticado porque muitas das frases ditas pelos entrevistados são muito longas ou incompreensíveis sem edição.
(DF)

Texto Anterior: Westwood desfila coleção comercial
Próximo Texto: Cresce uso de on-line nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.