São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fidel diz admirar Jesus Cristo

Jesus foi comunista, afirma Fidel Castro

DENISE CHRISPIM MARIN
DA ENVIADA ESPECIAL

O presidente de Cuba, Fidel Castro, disse ontem que sempre admirou Jesus Cristo. "Ele foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho", disse em entrevista a uma emissora de TV argentina.
Fidel Castro afirmou que a Quinta Conferência de Cúpula Ibero-americana não deverá ser capaz de levantar o embargo que os EUA impõem a seu país. ``Se ela (a conferência) pudesse, eu creio que o faria", afirmou. ``O fim do bloqueio não será o fim da revolução. É a continuação. Com bloqueio e sem bloqueio."
O discurso do presidente argentino, Carlos Menem, na abertura da conferência, ontem, frustrou expectativas ao não mencionar seu apoio à eliminação do embargo.
Menem se ateve exclusivamente ao tema da educação. Na noite de domingo, o chanceler argentino, Guido di Tella, havia afirmado que Menem falaria sobre Cuba.
Segundo a Folha apurou, o governo norte-americano enviou uma mensagem às 21 delegações presentes à conferência, liberando-as para apoiar o fim do embargo.
Um alto funcionário do governo argentino afirmou que a alteração do discurso se deveu a pressões das delegações do México e do Chile -mais próximas dos EUA.
Hoje, os chefes de Estado e de governo devem aprovar um documento que tratará das medidas a serem tomadas na área de educação e da cooperação técnica entre os países.
Também incluirá cerca de 33 pontos que os países defendem, incluindo a rejeição a embargos em geral -sem mencionar o caso de Cuba.
(DCM)

Texto Anterior: Brasil faz acordo para combater terror
Próximo Texto: Bolívia encerra estado de emergência; Kohl fará programa ambiental no Brasil; Homem é preso ao jogar botijão no lixo; Índia liberta astro do cinema nacional; Berlusconi quer se candidatar de novo; Ministro francês deve ser investigado; Segurança russa faz reunião de urgência; Coréia do Sul diz ter matado espião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.