São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU afirma estar satisfeita com resultados da trégua na Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O comando da ONU na Bósnia disse estar satisfeito com os resultados do cessar-fogo na região. A trégua tem sido considerada por observadores independentes como parcialmente fracassada.
Desde a quinta-feira passada, quando o cessar-fogo começou, combates no norte do país vêm ocorrendo entre tropas do governo muçulmano da Bósnia e os rebeldes de etnia sérvia.
Segundo a ONU, a trégua ontem atingiu 80% da linha entre os territórios sérvios e bósnios. O general Rupert Smith, comandante da organização na região, acha que em poucos dias a trégua será total.
Os representantes do Grupo de Contato para a Bósnia (EUA, Rússia, Reino Unido, Alemanha e França) participaram ontem em Moscou de encontro para preparar as negociações de paz para a região, marcadas para o fim do mês.
A perda de territórios sérvios nos últimos dias antes da trégua causou uma grave crise política na autoproclamada "República Sérvia da Bósnia". O primeiro-ministro Dusan Kozic renunciou.
O Parlamento do país -que não é reconhecido internacionalmente- exigiu a demissão de quatro generais leais ao comandante Ratko Mladic apontados como responsáveis pelas derrotas.
Mladic vem travando uma disputa política com o líder político dos rebeldes, Radovan Karadzic.
Os sérvios anunciaram que vão libertar dois jornalistas turcos detidos perto de Sarajevo há mais de uma semana. Em troca, querem a libertação de dois jornalistas sérvios presos no mês passado.

Texto Anterior: Saddam obtém 99,96% de aprovação
Próximo Texto: Cartas-bomba ferem dois no interior da Áustria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.