São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
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Gradiente negocia parceria com múlti e lança sua maior campanha

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A Gradiente se prepara para anunciar, nos próximos dias, parceria com multinacional do setor eletrônico.
Essa negociação, conforme apurou a Folha, está bastante avançada, não se limita a uma aliança tecnológica e deve resultar em expansão dos negócios.
"Somos praticamente a única empresa 100% nacional do setor e não temos aliança formal com multinacionais", disse ontem Victor Leal, diretor de áudio e vídeo, ao anunciar a mais volumosa campanha institucional da companhia.
Segundo ele, a prática da empresa é manter acordos internacionais com indústrias "que fornecem a tecnologia mais adequada ao consumidor brasileiro". Leal limitou-se a informar que "em breve" mais um acordo será firmado.
Há indícios de que a parceria que está sendo concluída não deverá ter desdobramentos sobre a estratégia de posicionamento da marca no mercado brasileiro.
Basta conferir o conteúdo da campanha publicitária e do novo slogan -"O Primeiro Mundo no Brasil"-, que começam a ser divulgados no próximo fim-de-semana.
A campanha institucional vai consumir, nos próximos três meses, verba de US$ 8,5 milhões. Somada aos gastos até setembro, o investimento alcança US$ 25,5 milhões e assinala um recorde na história da Gradiente.
Os textos dos anúncios exibem versões em inglês, japonês, italiano e alemão para destacar que a marca está em "sintonia" com os avanços de produtos internacionais.
O primeiro dos cinco comerciais a ser veiculado tem caráter comparativo. Mostra um viajante recém-chegado do exterior, ansioso para mostrar a um casal amigo as novidades que comprou.
O anfitrião exibicionista tenta, em vão, impressionar o casal com recursos do controle remoto da TV e do equipamento de som estrangeiros.
Ao atender um telefonema no celular, a linha cai e o amigo lhe oferece um modelo compacto da Gradiente.
Além de diferenciar a marca da profusão de similares importados -que, segundo o executivo, representam ainda fatia inferior a 10% dos volumes comercializados no mercado brasileiro, mas cujas vendas estão ascendentes-, a publicidade tenta reforçar a imagem da Gradiente (mais conhecida como fabricante de áudio) também no setor de vídeo.
"As vendas de aparelhos de TV de tela grande vão ter expansão de 40% em 1995, em comparação ao ano passado", disse Leal, ao acrescentar que se trata do segmento de maior expansão.
Até dezembro, a Gradiente terá lançado 32 produtos e seu faturamento deverá ser 20% superior aos US$ 400 milhões registrados no ano passado.

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