São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
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Cartões faturam 15% menos em setembro

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As administradoras de cartão de crédito fecham setembro com queda de 15% no faturamento em relação a agosto.
No mês passado, o setor movimentou cerca de US$ 1,3 bilhão, segundo pesquisa da CardSystem, administradora independente de cartões. Em agosto, o faturamento foi de US$ 1,5 bilhão.
Depois de três meses de estabilidade, as vendas com cartão recuaram em setembro porque o mês teve menor número de dias úteis e nenhuma data especial para o comércio, diz Boanerges Freire, diretor da administradora.
O faturamento diário do setor, porém, se manteve no mês passado em relação ao anterior.
Os negócios com cartão Bradesco-Visa, por exemplo, ficaram praticamente estabilizados em setembro sobre agosto, diz Armando Fernandes Júnior, vice-presidente. Em setembro, o cartão faturou US$ 326 milhões, contra US$ 327 milhões, em agosto.
"Tivemos uma ligeira queda de vendas de 5% em setembro em relação ao mês anterior", diz Gil Moro, diretor de marketing do American Express.
A tênue recuperação da economia refletida nos indicadores do comércio ainda não bateu nos negócios com cartão.
É que, com a inadimplência (atraso no pagamento) em alta, houve cancelamento de um número expressivo de cartões nos últimos meses, diz Freire.
Além disso, temendo o calote, o comércio passou a dar preferência ao pagamento à vista.
Segundo Freire, as vendas com cartão devem refletir a recuperação da economia de outubro em diante. "É que o cartão demora mais tempo para absorver os impactos", diz Moro, do American Express.

Gasto médio
Em setembro, os usuários de cartão gastaram em média US$ 125, contra US$ 140 em agosto e US$ 170 em setembro de 94, informa a pesquisa.
Apesar do recuo de 26,4% na despesa média por cartão no mês passado em relação a setembro de 94, a venda global do setor se manteve. Como neste ano, as administradoras contabilizaram US$ 1,3 bilhão em setembro de 94.
É que a expansão de 40% no número de cartões garantiu a manutenção do faturamento, no período, diz Freire.

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