São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo CD terá espaço para gravação de filmes inteiros

DA "NEW SCIENTIST"

Toshiba, Time Warner, Thomson e Panasonic pretendem lançar, no segundo semestre de 1996, um CD com as dimensões dos utilizados atualmente em multimídia, mas com capacidade de armazenamento de dados quase dez vezes maior.
É o MMSD (Multimedia Super Density), um sistema que permite a gravação de um filme completo em um único disco compacto, algo impossível nos dias de hoje.
As quatro empresas (que formam a SD) resolveram deixar de lado suas diferenças e investir em uma tendência mundial: a fusão entre o microcomputador, a televisão e o vídeo.
Além disso, a iniciativa pretende acabar com um sério problema enfrentado pelos usuários de micros multimídia: a incompatibilidade entre sistemas e programas.
O novo produto é capaz de armazenar entre 3,7 e 5 Gbytes de informação, quase dez vezes mais que um CD comum.
A tecnologia empregada no sistema é simples. Trata-se de um "sanduíche" composto por dois discos de 0,6 milímetro de espessura cada, cujo espaço entre as trilhas de gravação é muito menor.
Essa característica empresta maior densidade ao disco e possibilita mais tempo de gravação de sons e imagens.
Mas a alta densidade tem seu preço: o espaço diminuto entre trilhas aumenta a possibilidade de erro durante a gravação de dados.
Por esse motivo, a taxa de transferência de dados durante a gravação foi mantida em 8 bits.
Já a taxa de leitura sofrerá alterações.
Os atuais compact disc trabalham com padrão 8/14 bits, um sistema que transforma os 8 bits utilizados na gravação em 14 bits na hora da leitura.
Essa taxa de transferência de dados aumentará para 8/16 bits (o padrão EFM Plus, desenvolvido por Philips e Sony), o que trará mais confiabilidade ao sistema.

Texto Anterior: Ciclo aborda telecomunicações
Próximo Texto: Cores da era digital enfeitiçam as crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.